Você sabe diferenciar: estresse, burnout e depressão?

Tempo de leitura: 5 minutos

O estresse, o burnout e a depressão são todos causados por situações desconfortáveis de nosso cotidiano. São ambos extremamente maléficos para a nossa vida, para nossa saúde e para quem somos.

Você sabe diferenciar esses três problemas? Neste texto direi o que é o estresse, o que é o burnout e por fim o que é a depressão. Além disso explicarei quais as causas de cada um, como lidar com cada situação e como não sofrer diante de cada uma.

O que é o Estresse?

Segundo a medicina o estresse é:

O estado gerado pela percepção de estímulos que provocam excitação emocional e, ao perturbarem a homeostasia, levam o organismo a disparar um processo de adaptação caracterizado pelo aumento da secreção de adrenalina, com várias consequências sistêmicas.”

Sendo assim, podemos perceber que o estresse com certeza não é nada saudável para a nossa saúde. Isso porque ele faz com que todo nosso corpo acabe por ficar em alerta o tempo todo.

O estresse deixa o nosso corpo tensionado, pressionado, ele (o estresse) não deixa que descansemos e, desse modo, torna nos dias constantemente agitados e até mesmo pode gerar cansaço generalizado posteriormente.   

O que é a Depressão?

Segundo o dicionário a depressão é:

O estado de desencorajamento, de perda de interesse, que sobrevém, p.ex., após perdas, fracassos, estresse físico e/ou psíquico, quando o indivíduo toma consciência do sofrimento ou da solidão em que se encontra.”

Sendo assim, podemos dizer que a depressão pode ser variada de um intenso período de estresse, de perdas e até mesmo quando a pessoa afetada sente-se sozinha. A depressão é, muitas, vezes diagnosticada pela psicologia que a caracteriza da seguinte forma:

O distúrbio psíquico que se exprime por períodos duráveis e recorrentes de disforia, concomitantemente com problemas reais ou imaginários ou com experiências momentâneas de sofrimento, podendo ser acompanhado de perturbações do pensamento, da ação e de muitos sintomas psiquiátricos.”

No momento que você deprime é porque você não aguentou segurar o peso nas suas costas, não aguentou segurar tantas coisas, tanta gente nas costas..

Então é o momento de você dizer :

“_ isso eu não quero mais.”

“_  isso também eu não quero mais na minha vida.”

A Função da depressão na sua vida é trazer aprendizado e consciência MAIOR (clareza) pra  você ENXERGAR que precisa fazer  uma seleção.

“_ isso eu não quero mais. ”

“ _ aquilo não me faz bem.”

E por aí segue…

A depressão te mostra aquilo que você não quer. (clareza mental)

Então você começa a tirar os pesos das costas, e a depressão começa ir embora!

O nosso espírito é leve porque é ligado a vida.

O que é o Burnout?

Já o Burnout é caracterizado da seguinte forma:

Distúrbio psíquico ocasionado pelo excesso de trabalho, pressão no trabalho, sendo capaz de levar alguém à exaustão extrema, estresse generalizado e esgotamento físico; comumente conhecido como Esgotamento Profissional ou Síndrome do Esgotamento Profissional.”

Desse modo, podemos dizer que o burnout é caracterizado pelo cansaço extremo causado pelo excesso de trabalho, excesso de cobranças Suas ou do chefe, ou até mesmo de um colega. Ao ter um burnout muitas pessoas têm dificuldades de realizar tarefas que antes eram simples, como ler um livro ou manter uma conversa até o fim.

Afinal quais as diferenças e semelhanças entre o estresse, o burnout e a depressão?

Apesar de ambos serem diferentes, podemos perceber que nos três casos a pressão é a principal causa de adoecimento da pessoa. Isso porque, ao submeter-se a situações de alto estresse a pessoa se torna vulnerável, porque está o tempo todo alerta para o que pode acontecer, porque está o tempo todo com um excesso de peso nas Suas costas.

Quando isso acontece, ela acaba por não suportar, como ninguém aguentaria, e adoece. Esse adoecimento pode vir a ser chamado de depressão. Quando a pessoa se percebe sem energia para interagir. Para fazer o que sempre gostou e até mesmo, em casos mais extremos, para viver (quando muitos tentam cometer suicídio).

Outra faceta do estresse é a síndrome de burnout, essa é tão agressiva quanto a depressão uma vez que a pessoa passa a sentir-se altamente esgotada, pressionada, cansada para realizar qualquer tarefa e não tem forças para trabalhar.

Em ambos os casos, você precisa entender com mais profundidade o que gera o estresse e começar a pensar em alternativas para que não precise ficar alerta o tempo todo, isso é o ideal. Somente assim você estará protegida e conseguirá se recuperar.

Ao longo deste texto mostrei quais as diferenças entre o estresse, o burnout e a depressão. Disse que ambos são extremamente maléficos para você. Uma vez que eles afetam sua saúde mental, acabam por perturbar a sua identidade e a sua paz e assim a tornam prisioneira de sua própria cabeça, de seus próprios pensamentos.

Gostou de entender mais sobre este tema? Então não deixe de continuar acompanhando o nosso site!  

Você Gostou? Por Favor Compartilhe!