Tempo de leitura: 3 minutos
Quem nunca parou no meio de um dia muito cansativo e disse “nossa como estou estressada”! Em meio a episódios de estresse intensivo é realmente manter a calma e a centralidade para ficar novamente bem. Isso porque, somos jogadas para um turbilhão de sentimentos que nos fazem não ter tempo nem mesmo para pensar no que está acontecendo.
Por isso, neste texto, apresentarei 10 conselhos para quem deseja lidar melhor com o estresse. Veja a seguir:
Respire fundo
Antes de mais nada, quando pensar “estou estressada” respire muito fundo. Pode parecer um conselho trivial, entretanto, muitos se esquecem de que esse simples ato pode e muito te fazer sentir mais calma em momentos complicados.
Isso porque, ao voltar a sua atenção para sua respiração, você se concentra em você, volta-se para os sentimentos e percebe a dimensão do estresse em seu corpo.
Estou estressada: Repita suas verdades irrefutáveis
Posteriormente, repita para você mesma as suas verdades irrefutáveis, diga para você mesma que você é importante e que esse momento de estresse não te define ou define a sua vida. Desse modo, você conseguirá entender que com certeza não é constituída de estresse, essa é uma verdade irrefutável que deve ser presente enquanto estiver estressada.
Saiba que o estresse é passageiro
Como já disse, o estresse é passageiro, ele não define você ou a sua vida. Logo, lembre-se de que ele passará em algum momento e que você não precisará senti-lo para sempre. Lembre-se que apesar dos minutos, horas ou até mesmo dias de estresse, ele sempre passará.
Estou estressada: Afaste-se do que te estressa
Nem sempre é possível afastar-se totalmente do que te estressa, por isso o conselho é tentar ficar o mais longe possível da situação que te fez ficar estressada. Tente afastar-se nem que seja por alguns minutos e horas, assim você consegue ter mais tempo para voltar para a sua centralidade.
Tente ter momentos de solidão
Ter momentos de solidão fará com que você tenha capacidade para refletir sobre esse sentimento. Além disso, esse momento ajudará você a lembrar que pode voltar a ter calma para lidar com essa situação difícil. Desse modo, não haverá como o estresse te dominar.
Estou estressada: Tente refletir sobre a situação que te estressa
Além disso, tente refletir sobre a situação que te estressa. Tente pensar o que nessa situação te deixa frustrada, com raiva, decepcionada. É somente identificando a verdadeira raiz do problema que você conseguirá agir de forma justa e calma.
Mantenha-se quieta
Até não ter conseguido entender a situação e ter percebido que o estresse ainda está presente em você, mantenha-se quieta. Isso impedirá você de tomar atitudes erradas ou falar o que realmente não queria.
Converse com pessoas queridas
Não deixe de conversar com pessoas próximas e queridas sobre o que você está passando. Isso te ajudará a desabafar e extravasar os sentimentos ruins pelos quais você está passando.
Pense nos que estão ao seu redor
Ao conseguir entender a situação que te levou ao estresse, pense também nas pessoas que estão ao seu redor. Lembre-se que elas podem passar por um nível de estresse igual ou pior ao que você passa e, por isso, é necessário agir com paciência para não perpetuar os níveis de estresse.
Lembre-se o quão negativo é sentir estresse
Por fim, lembre-se de que o estresse é um sentimento cruel que aos poucos pode te levar a não se reconhecer mais. Saiba que esse sentimento somente prejudicará a sua vida e a vida das pessoas que estão ao seu redor.
Ao longo deste texto mostrei que quando você pensar “estou estressada” poderá praticar os nossos conselhos para voltar a ter calma. Isso porque o estresse não é nada benéfico para sua vida, ele precisa ser eliminado ou diminuído o máximo possível para que você tenha uma vida saudável.
Gostou de entender mais sobre este tema? Então não deixe de acompanhar outros textos do site!