Tempo de leitura: 5 minutos
De acordo com Jung, o self pode ser entendido como nossa essência, aquilo que define a nossa personalidade. Além desse conceito, outro muito comum na psicologia é o de ego. Porém poucas pessoas sabem qual a diferença de ego e self.
Quer entender qual a diferença entre esses dois conceitos? Neste texto mostrarei o que significa cada um para você e, posteriormente, enfatizarei as diferenças de cada um. Confira a seguir:
O que é self?
Segundo os estudiosos todos nascemos com o self sagrado, apesar de não termos consciência dele. Apesar de existirem muitas definições do conceito, todas coincidem no fato de que o self contém elementos que compõem a personalidade e a nossa “essencia pura”, apesar de nunca ser o principal elemento formador de personalidade.
Contudo, em português, o termo foi muito traduzido como “eu” ou “si”. O principal pensador do termo foi Jung, que definiu o conceito como a unificação entre o inconsciente e o consciente de uma pessoa, o que representa a sua psique como um todo.
Desse modo, o psicanalista Jung considerou que, desde o nascimento, todo indivíduo tem um senso original de totalidade Divina – do Si mesmo – , mas que, com o desenvolvimento, uma consciência do ego separada se cristaliza a partir do sentimento original de unidade. Esse processo de diferenciação do ego fornece a tarefa da primeira metade do curso da vida, embora os junguianos também considerassem a saúde psíquica dependente de um retorno periódico ao sentido do Self, algo facilitado pelo uso de mitos, cerimônias de iniciação e ritos de passagem.
Ainda segundo Jung, o self pode ser percebido como produto da individuação, simbolizado por um círculo que pode ser dividido em quatro quadrantes. Nesse círculo existem dois centros, sendo que o primeiro é o self, definido como centro da personalidade total. O outro é o ego, um círculo autônomo pequeno contido no todo.
Logo, o Self, de acordo com Carl Jung, é percebido como o produto da individuação, que na sua opinião é o processo de integração da personalidade com nosso “eu” Divino.
Veja a seguir o que é o ego:
O que é ego?
O ego é formado durante o processo de socialização do ser humano. Ele inicia-se com o contato com os pais e, com o tempo, se sobrepõe ao self. Desse modo, percebe-se qual a evidência das formações familiares. Assim conseguimos perceber que o ser humano não nasce completo por si mesmo, isso porque até os três anos de idade há uma espécie de gestação primária psicológica em que seu ego é incubado.
Portanto, podemos dizer então que o ego é constituído com base nas expectativas que a criança percebe sobre ela. Dessa forma ela busca se sentir querida e cuidada pelos pais. Aqui não falamos apenas de expectativas ditas, mas também das inconscientes, uma vez que, por não ter o ego formado, a criança expõe seu self ao ambiente em que convive.
Sendo assim, a depender das suas primeiras interações, você lida da melhor ou pior forma com suas sombras, que são seus sentimentos de rejeição afetiva, desaprovação social e outros. E elas, as suas sombras, podem se relacionar diretamente com seus medos mais primitivos e inconscientes, o que só piora sua psique.
Portanto, para superar traumas no ego, é necessário então, intenso trabalho e entendimento do “eu” por meio de sessões de terapia.
Por consequência, o ego é aquele que comumente costuma diminuir você. Simplesmente é comum as pessoas seguirem os seus egos. Você segue as ideias de seu ego e fica se diminuindo e se vitimizando. E o pior, ele nunca quer que você perceba que é um Ser Divino que é grande.
Qual a diferença entre ego e self?
Agora que explicamos o que são os dois conceitos, diremos mais explicitamente qual a diferença entre ego e self. Isso porque, assim como expliquei anteriormente o ego pode ser entendido como a formação de personalidade enquanto o sujeito está em processo de socialização. Já o self é seu processo de individuação.
Dessa forma, o ego é visto como parte da consciência, enquanto o Self é definido como o centro da personalidade total, que inclui a consciência, o inconsciente e o ego.
O Self é nosso “si mesmo”, que é esse acesso interno que todos nós podemos ter à totalidade do que somos. Self é comparado também a figura de Buda e de Jesus com o símbolo do “si mesmo”.
Contudo, o Self é o todo e o centro, toda nossa “essência pura”. Enquanto o ego é apenas um centro autônomo e pequeno do círculo contido no Todo, o Self pode ser entendido como o círculo maior – o Todo.
Então, o nosso ego está dentro do nosso Self Sagrado.
Desse modo, fica evidente que o quão perigoso é somente basear-se no ego para constituição do eu individual. A pessoa precisa olhar para o seu self sagrado de forma muito cuidadosa. E então, tentar constituir sua autoestima e diferenciação ao outro e ao que esperam dele.
Entretanto, esse processo não é nada fácil, uma vez que é necessário balancear o eixo self-ego.
Ao longo deste texto disse qual a diferença entre ego e self. Primeiramente, disse que o self é um conceito muito explicado pelos estudiosos de psicologia como o centro da personalidade e da nossa “essência mais pura”, enquanto o ego é formado em interações sociais e busca a aprovação externa. Além disso, enfatizei algumas diferenças entre os dois conceitos.
Gostou de entender mais sobre o tema? Então não deixe de acessar outros textos do site!