Tempo de leitura: 3 minutos
Muito conhecida na umbanda e candomblé, a divindade de Exu da Meia Noite é um dos maiores orixás, extremamente poderoso e ponte entre o humano e o divino. Ele é uma das divindades mais conhecidas e cultuadas das religiões brasileiras, justamente por ter seu lado divino e humano.
Quer entender mais sobre este tema? Neste texto mostrarei tudo o que você precisa saber sobre Exu! Apresentarei suas características, história e quem são os filhos de Exu. Confira mais a seguir:
Exu da Meia Noite: Características
Como disse na introdução, o Exu da Meia Noite está entre a ordem do divino e do humano. Isso porque Exu é considerado o orixá da linguagem e da comunicação, atuando assim como mensageiro entre as divindades e os seres humanos.
No Brasil, esse orixá é percebido com contraditório e de múltiplos aspectos. Ele está fortemente ligado como o guardião da parte exterior dos templos e, além disso, ligado aos caminhos e às encruzilhadas. Além disso, ele está fortemente ligado à fertilidade e sexualidade masculina.
Por fim, graças ao seu caráter humano, Exu da Meia Noite registra grande ambivalência, sendo considerado nem completamente bom, nem completamente mau. Sendo assim, ele tem como características negativas ser vaidoso, grosseiro, indecente e gostar de despertar disputas.
Já como características positivas, podemos dizer que ele é paciente, forte, tem grande disciplina para perseguir seus objetivos.
Exu da Meia Noite: História
Não somente no Brasil, Exu é considerado o orixá mensageiro, ele também é entendido da mesma forma na África. Assim, ele é conhecido como o orixá Orunmilá, em seu nome também não é creditado nenhuma conotação negativa no continente.
Infelizmente, no Brasil e outros países de colonização europeia, Exu da Meia Noite é demonizado. Isso porque a tradição cristã convencionou demonizar todas as religiões e cultos africanos.
Assim, Exu é até hoje visto de forma extremamente negativa por muitas pessoas no Brasil, entretanto é extremamente importante lembrar que as religiões africanas não têm o conceito de totalmente ruim ou bom como no cristianismo. Logo, é extremamente importante frisar que o lado negativo de Exu não altera seu lado positivo muito menos retira seu aspecto protetor e divino.
Exu da Meia Noite: Quem são os filhos de Exu?
Os filhos de Exu tem características muito marcantes. Veja algumas:
Contradição
Um filho de Exu pode ser extremamente contraditório. Ele consegue negar algo que seja verdadeiro para ele e pode desviar o caminho somente por teimosia, dizer que vai a um lugar, porém vai para outro.
Grande sexualidade
Os filhos de Exu da Meia Noite são extremamente sensuais, são amantes intensos e exercem grande atração aonde chegam. Eles amam os amores da vida e gostam de ser ter seu amor correspondido, sendo assim quando eles recebem amor, amam intensamente também.
Cheios de artimanha
Os filhos de Exu também são extremamente astuciosos, sendo assim quando querem conseguem preparar estratégias para dar a volta por cima em uma situação que não lhes agrada. Entretanto, em muitos casos suas atitudes não são bem-vistas, uma vez que os filhos de Exu gostam de causar tumulto e discórdias.
Alegria
Por fim, os filhos de Exu são extremamente alegres. Eles são brincalhões, enérgicos e perto deles é impossível que alguém não sorria. Isso porque o seu coração é bom e eles estão sempre de bom humor.
Ao longo deste texto mostrei que o Exu da Meia Noite é um orixá da comunicação, pois está entre a ordem do divino e do humano. Por isso, disse que Exu tem reações humanas ao mesmo tempo em que tem também características divinas. Disse que esse orixá é considerado um protetor daqueles que o cultuam e apresentei a sua história.
Gostou de entender mais sobre este tema? Então não deixe de acessar outros textos do site!