Tempo de leitura: 11 minutos
Não é de hoje que existem grandes e boas produções audiovisuais sobre espiritualidade que podem expandir a sua consciência. Isso porque, o cinema é capaz de levantar questões extremamente relevantes que nos fazem pensar acerca de quem somos, de nosso espiritual e muito mais.
Quer entender mais sobre o tema? Neste texto mostremos 17 filmes que com certeza você gostará de assistir:
1. As Cinco Pessoas que Você Encontra no Céu
Você verá um veterano de guerra que passou por muitas dificuldades em sua vida e agora quer entender se está vivendo da melhor forma que pode. Eddie, um senhor de 83 anos se depara com questões como o cumprimento do seu propósito na Terra, problemática muito comum para quem quer entender a própria espiritualidade.
2. O Céu é de Verdade
O Colton é apenas uma criança de quatro anos que passa por uma experiência de quase morte, graças a uma apendicite. Essa experiência faz com que a criança volte com muitas histórias para contar.
3. Minha Vida, na Outra Vida
Esse filme espírita mostra Jenny, uma mulher que mora nos Estados Unidos e tem diversos sonhos, lembranças e visões de sua última vida encarnada na Terra. Quando ela começa a ter suas visões ela embarca em uma grande jornada em que busca os filhos de outra vida, uma irlandesa que faleceu com somente 30 anos.
4. A Casa dos Espíritos
É inspirado no livro “La Casa de los Espíritus”, de Isabel Allende. E mostra a história da família Trueba que viveu durante o século XX. Ele narra a mediunidade e diversos acontecimentos de um dos séculos mais violentos da América Latina.
5. Nosso Lar
O filme é baseado em um dos maiores clássicos da literatura brasileira que também nos rendeu essa magnifica obra cinematográfica. Ele narra a história de espiritualidade de André Luiz, médico que faleceu e que esteve muito presente na vida do médium Chico Xavier. Algumas das questões principais abordadas pelo filme estão relacionadas com o lugar de onde viemos, para onde vamos e muitos outros ensinamentos importantes.
6. Deus não está morto
Esse é um dos mais famosos filmes relacionados ao espiritualismo, ele narra a história de Josh, um estudante universitário cristão que após uma aula de filosofia precisa fazer a afirmação “Deus está morto” e declarar que Ele nunca existiu. Após se recusar a fazer a tarefa, o estudante precisa enfrentar o seu professor e reafirmar a sua fé na universidade.
7. Um olhar no Paraíso
Uma menina de apenas 14 anos é brutalmente assassinada por seu vizinho e fica presa entre o Céu e o Inferno. Após sua morte, ela tenta entender o que lhe causou tanto sofrimento e começa a ver as mudanças que aconteceram em sua família após a sua partida.
8. A cabana
Outro grande sucesso de bilheteria, A cabana mostra que a vida pode ser muito complicada e dolorosa, além de mostrar as experiências de vida do protagonista. Você vai aprender a perdoar e lidar com as suas dores, o filme é imensamente inspirador e maravilhoso.
9. Poder Além da Vida
O Dan Millman (Scott Mechlowicz) é um talentoso ginasta adolescente que sonha em participar das Olimpíadas. Ele tem tudo o que um garoto da sua idade pode querer: troféus, amigos, motocicletas e namoradas. Certo dia seu mundo vira de pernas para o ar, quando conhece um misterioso estrangeiro chamado Socrates (Nick Nolte). Depois de sofrer uma séria lesão, Dan conta com a ajuda de Socrates e de uma jovem chamada Joy (Amy Smart). Ele descobrirá que ainda tem muito a aprender e que terá de deixar várias coisas para trás a fim de que possa se tornar um guerreiro pacífico e assim encontrar seu destino.
10. Sete anos no Tibet
O Heinrich Harrer (Brad Pitt), o mais famoso alpinista austríaco, tentou algo quase impossível: escalar o Nanga Parbat, o 9º pico mais alto do mundo. Egocêntrico e, visando somente a glória pessoal, Heinrich viajou para o outro lado do mundo deixando sua mulher grávida e um casamento em crise. Ele não conseguiu o feito, mas quando a Inglaterra declarou guerra à Alemanha ele foi considerado inimigo, por estar em domínio inglês. Feito prisioneiro de guerra, ele fugiu após várias tentativas junto com Peter Aufschnaiter (David Thewlis), outro alpinista, se tornando os únicos estrangeiros na sagrada cidade de Lhasa, Tibet. Lá a vida de Heinrich mudaria radicalmente, pois no tempo em que passou no Tibet se tornou um pessoa generosa além de se tornar confidente do Dalai Lama.
11. Efeito Borboleta
Evan (Ashton Kutcher) é um jovem que luta para esquecer fatos de sua infância. Para tanto ele decide realizar uma regressão onde volta também fisicamente ao seu corpo de criança, tendo condições de alterar seu próprio passado. Porém, ao tentar consertar seus antigos problemas ele termina por criar novos, já que toda mudança que realiza gera consequências em seu futuro.
O filme mostra a teoria do caos que é parte da espiritualidade, uma das leis mais importantes do Universo, presente na essência de quase tudo o que nos cerca. A ideia central da teoria do caos é que uma pequenina mudança no início de um evento qualquer pode trazer conseqüências enormes e absolutamente desconhecidas no futuro. Ou seja, tudo depende das nossas escolhas, cada escolha nossa terá uma consequência. Então, mantenha a sua espiritualidade ativa.
12. O Nome da Rosa
Em 1327 William de Baskerville (Sean Connery), um monge franciscano, e Adso von Melk (Christian Slater), um noviço, chegam a um remoto mosteiro no norte da Itália.
O William pretende participar de um conclave para decidir se a Igreja deve doar parte de suas riquezas, mas a atenção é desviada por vários assassinatos que acontecem no mosteiro. Ele começa a investigar o caso, que se mostra bastante intrincando, além dos mais religiosos acreditarem que é obra do Demônio.
Mas ele não partilha desta opinião, mas antes que ele conclua as investigações Bernardo Gui (F. Murray Abraham), o Grão-Inquisidor, chega no local e está pronto para torturar qualquer suspeito de heresia que tenha cometido assassinatos em nome do Diabo. Como não gosta de Baskerville, ele é inclinado a colocá-lo no topo da lista dos que são diabolicamente influenciados. Esta batalha, junto com uma guerra ideológica entre franciscanos e dominicanos, é travada enquanto o motivo dos assassinatos é lentamente solucionado. O filme mostra a repressão da Igreja.
13. Silenciadas
Mais uma obra prima que versa sobre um dos períodos mais sombrios da história, onde várias pessoas foram denunciadas por heresias à Igreja, torturadas e mortas.
Esse filme dirigido e escrito pelo premiado, porém pouco conhecido argentino, Pablo Aguero, é inspirado em notas escritas pelo inquisidor Pierre de Lancre em 1609 na França. A ação transcorre nas províncias bascas onde as mulheres dirigem os povoados enquanto que os homens são navegantes, pescadores. Muito mais do que um filme sobre bruxaria.
Tendo como base lendas que datam do Século XVI, a trama acompanha um grupo de meninas que são caçadas e aprisionadas durante a perseguição às bruxas.
Membros locais e da Igreja acreditam que a jovens são adoradoras de Lúcifer e que precisam ser julgadas pois tais crimes, porém, conforme a história progride, o roteiro deixa claro que as meninas estão sofrendo apenas por serem mulheres, algo que se repete até os dias de hoje.
O roteiro, bem executado, acerta em fugir do óbvio e desenvolve uma relação extremamente profunda entre as personagens e como são inocentes no mundo perverso dos homens. Com senso de humor irônico, o clima denso abre espaço para mais reflexão e menos terror, apesar da ambientação ser propícia ao gênero. As florestas escuras e a densidade da atmosfera são ótimas para um conto das bruxas tradicional, mas o drama assume o controle de forma brilhante.
14. A Árvore da Vida
A Árvore da Vida aproxima o foco na relação entre pai e filho de uma família comum, e expande a ótica desta rica relação, ao longo dos séculos, desde o Big Bang até o fim dos tempos, em uma fabulosa viagem pela história da vida e seus mistérios, que culmina na busca pelo amor altruísta e o perdão.
15. Primavera, Verão, Outono, Inverno e … Primavera
A história do filme é centrada em torno de um pequeno templo flutuante com contém alguns portões peculiares; em termos materiais, eles parecem de pouca utilidade, mas simbolicamente; eles formam uma fronteira do profano para o sagrado; até a fonte para o crescimento e cura pessoal.
Ninguém é indiferente ao poder das quatro estações e de seu ciclo anual de nascimento, crescimento e declínio. Nem mesmo os dois monges que compartilham a solidão, em um lago rodeado por montanhas. Assim como as estações, cada aspecto de suas vidas é introduzido com uma intensidade que conduz ambos a uma grande espiritualidade e a tragédia.
Eles também estão impossibilitados de escapar da roda da vida, dos desejos, sofrimentos e paixões que cercam cada um de nós. Sobre os olhos atentos do velho monge vemos a experiência da perda da inocência do jovem monge, o despertar para o amor quando uma mulher entra em sua vida, o poder letal do ciúme e da obsessão, o preço do perdão, o esclarecimento das experiências. Assim como as estações vão continuar mudando até o final dos tempos, na indecisão entre o agora e o eterno, a solidão será sempre uma casa para o espírito.
16. Avatar
Entenda a fala do personagem principal:
_”Estou tentando entender essa profunda conexão que o povo tem com a floresta.” “Ela fala de uma rede de energia.”
Avatar não só apresenta um claro e definido espaço sagrado, mas também mostra literalmente como ele pode ser acessado para seu poder regenerativo.
Veja que na sociedade atual isso pode parecer bobeira. Mas é totalmente compreensível. Pessoas modernas acham essa noção de espaço sagrado difícil de entender porque elas têm estado muito afastadas de uma autêntica percepção espiritual da experiência humana.
17. Energia Pura
Uma grande surpresa aguarda o xerife Barnum quando ele investiga a morte de um idoso morador da cidade. No local, em que se acreditava que o morto vivia sozinho, é encontrado um neto do mesmo, que nunca havia sido visto por ninguém. Descobre-se que ele havia sido mantido escondido de todos e que seu único contato com o mundo havia se dado através de livros que tinha lido.
Levado a um orfanato, acaba se tornando vítima do preconceito dos outros internos, pois além de ser albino, é possuidor de uma extraordinária inteligência e poderes telepáticos. Com o tempo, a convivência com ele acaba por modificar o comportamento e a vida de todos ao seu redor .
Ao longo deste texto mostrei 17 filmes para você assistir, melhorar a sua espiritualidade e assim expandir a sua consciência. Ao ver esses filmes, reflita sobre cada uma das histórias e entenda que a sua espiritualidade pode ser sempre trabalhada, até mesmo em momentos de lazer.
Gostou de entender mais sobre o tema? Então não deixe de acessar outros textos do nosso site!