Chico Xavier e Pomba-Gira: entenda qual a relação

Chico Xavier e Pomba-Gira: entenda qual a relação

Tempo de leitura: 3 minutos

Alvo de ofensas e considerada como figura diabólica por pessoas preconceituosas, a pomba-gira é uma entidade que carrega fortes significados para os praticantes da Umbanda e do Candomblé. Durante entrevista fornecida para o programa Pinga Fogo, o famoso Chico Xavier nos relevou sua opinião sobre o tema. Quer entender qual a relação entre Chico Xavier e Pomba-Gira?

Continue a acompanhar este texto! Explicarei o que o médium mineiro pensava sobre o tema e me aprofundarei no significado espiritual da Pomba-gira, uma importante entidade de luz.

Pomba-gira: significado espiritual

A Pomba-gira é a forma feminina de Exu. Por esse motivo, ela tem altos níveis espirituais, uma vez que ele é responsável por conectar seres humanos aos orixás. Conhecida como uma mulher bem-vestida, a Pomba-gira é caracterizada sempre envolta em um manto escarlate de sensualidade. Além disso, ela é vista com maquiagem forte, cigarros nas mãos e carregada de liberdade espiritual.

Apesar de ser uma importante figura, a imagem da Pomba-gira é associada constantemente pelos cristãos à rituais demoníacos e a libertinagem sem limites. Por essa razão, atualmente, muitos a temem e menosprezam.

Todavia, é essencial destacar aqui que na África não havia essa polaridade entre bem e mal colocada pela tradição judaico-cristã. Sendo assim, é comum vermos os praticantes das religiões de matriz africana simpatizarem com Exu-feminino, enquanto a Igreja a demoniza apenas por ser uma mulher livre e tomada de sensualidade.

Assim como a Umbanda e Candomblé, o espiritismo aborda assuntos relacionados a reencarnação. Por essa razão, muitos questionaram Chico Xavier, um dos maiores médiuns brasileiros, acerca da imagem da Pomba-Gira.

Chico Xavier e Pomba Gira: qual a relação?

Durante o programa Pinga Fogo, em 1971, Chico Xavier respondeu qual a sua visão sobre as “pomba-giras”, “exus” e “pretos-velhos”. Veja a sua reposta:

“Para espíritos de luz, ou seja, espíritos superiores e puros, não existem necessidades materiais.

Os espíritos que trabalham nos terreiros, em sua grande maioria, são aqueles que ainda guardam grandes necessidades das sensações terrenas e por isso usam os médiuns para absorvelas; quando não têm, fazem-no através dos despachos.

São, na classificação da Doutrina Espírita, chamados de espíritos mais simples.

É claro que existem aqueles outros que, mesmo tendo condição moral mais elevada, manifestam-se nos terreiros de Umbanda, guardando os procedimentos ali adotados.”

Sendo assim, ao contrário do que a Igreja internalizou no Brasil, a Pomba-gira nada mais é uma entidade que necessita de sua liberdade. Assim, o médium mineiro acreditava na feminilidade e força do Exu-feminino como parte de sua beleza e poder. Justamente por essa razão que as mulheres devem se espelhar naquilo que a Pomba-gira as ensina e não nas ideias preconceituosas da igreja.

Sabemos que o Chico Xavier diz que é muito importante o trabalho da pomba-gira no astral.

Assim, ele diz que as pombas-giras são consideradas, por muitas igrejas, como sendo demônios porque essas igrejas se assustam com o fato da mulher ser livre. E, infelizmente, algumas igrejas ainda consideram que a mulher deve ser submissa.

Porém, conforme Chico Xavier as pombas-giras são aquelas que conduzem os filhos desencarnados até suas mães e seus pais.

Ao longo deste texto mostrei qual a relação entre Chico Xavier e Pomba-Gira. Em primeiro lugar, disse que a entidade de luz chegou ao Brasil junto com a Umbanda. Apesar de ser vista pelos cristãos de forma extremamente negativa, ela é a figura feminina de Exu, ser que une os humanos aos orixás.

Gostou de entender mais sobre este tema? Que tal acessar meu texto sobre o Exu da Meia Noite? Entenda mais sobre essa poderosa entidade!

Você Gostou? Por Favor Compartilhe!