Tempo de leitura: 3 minutos
A autocura é essencial para quem está carregada de dores e tristezas. Isso porque ela faz com que olhemos para quem somos, para nossa trajetória e vida com mais cuidado, com mais carinho e atenção. Desse modo, podemos ser mais livres, felizes e repletas em nossas vidas.
Quer entender mais sobre este tema? Neste texto direi por que a autocura pode te ajudar e como você pode ser uma pessoa mais completa e feliz realizando esse processo tão primordial para o seu auto entendimento.
O que é a autocura?
A autocura é o processo de olhar com carinho e atenção para você. Esse processo é primordial para quem deseja livrar-se de suas dores, das suas inseguranças, entender a sua trajetória e, desse modo, viver de forma livre e completa.
Sendo assim, podemos dizer que a autocura é o trilhar de sua trajetória de forma carinhosa. É o entender de suas dores, de suas “sombras” , o olhar para si com amor. Em muitos momentos a autocura realmente não é um trajeto fácil, isso porque ela envolve o encarar das dores, das dificuldades e do passado.
Como realizar a autocura?
Veja como realizar a autocura detalhadamente:
Olhe com carinho para você mesma e para suas dores
Antes de tudo, é preciso que você olhe com carinho para você mesma. Para isso, o ideal é que você entenda que existem em você diversas dores que realmente te machucaram até agora. É preciso entender que há em você situações que ainda não foram resolvidas e que você terá que enfrentar isso, sempre com carinho.
Para exemplificar isso, gostaria de perguntar para você: quando você sabe que uma pessoa que você ama, como uma irmã ou uma amiga, está passando por momentos complicados, que tem dores e tristezas sobre determinados assuntos, você trata essa pessoa de forma negativa? Você a julga? Com certeza a resposta é não, certo? Agora gostaria de perguntar: se você não age de forma ruim com uma pessoa querida, por que você agiria assim com você mesma?
Passe a aceitar quem você é
É pensando em entender quais são as suas dores que você pode entender também quem você é. Para além da sua dor, quem você é? Quais são os seus pontos fortes? Os seus sonhos?
Ao entender isso, você perceberá que a sua dor não te constitui. Como você não é mais aquilo que te fere, você poderá perdoar a sua dor, poderá aceitar-se mais e entender que sua vida pode ser muito mais que leve e tranquila. Essa pode ser a etapa mais difícil, visto que, nem sempre é fácil ter paciência para se perdoar, para perdoar o que outros e conseguir viver novas trajetórias.
Mantenha-se forte
Por fim, mantenha-se forte em seu processo de autocura, como disse anteriormente, nem sempre é fácil lidar com processos doloridos, nem sempre é possível fazer com que esse processo seja delicado e rápido. Por isso, é primordial que você continue forte ao longo deste processo.
Não somente no processo de autocura, mas também para que você possa ter mais compaixão consigo mesma é preciso ser forte, é preciso ter coragem sempre para encarar o que te fere, o que não está bom e o que ainda faz sentido para você. Somente desse modo você aprenderá a não se machucar e não deixar que os que estão ao seu redor te machuquem também.
Ao longo deste texto disse que a autocura pode ser algo libertador para que você entenda quais são as suas dores, quem você e como trilhar o seu caminho livre de culpas e tristezas. Posteriormente, disse que para começar o seu processo de cura o ideal é olhar com carinho para você mesma, entender quais são as suas dores e se aceitar.
Gostou de entender mais sobre este tema? Então não deixe de acompanhar o site!