Ser objeto de opressão não é o mesmo que ser vítima! Nunca mais se sinta a vítima

Tempo de leitura: 3 minutos

Em um mundo como o que vivemos são diversas as opressões, são diversas as violências e causas de sofrimento. Tudo isso nos faz sofrer demais, faz com que a vida seja complicada. Entretanto, apesar de tudo isso, quando alguma violência nos atinge, devemos nos ver como o objeto de opressão, não como vítimas.

Quer entender quais as diferenças entre esses dois termos? Desse maneira, neste texto diremos quais são as diferenças de ser objeto de opressão e ser vítima. Confira mais a seguir?

Qual a definição de vítima?

Segundo o dicionário, a palavra vítima carrega a seguinte definição:

Quem está sujeito a ações ruins, maus-tratos, mandos e desmandos, opressão.”

Desse modo, podemos dizer que a vítima, enquanto passa pela situação de violência não consegue deixar os maus-tratos, seja por falta de recursos, seja por quaisquer outros motivos, a vítima não consegue desvencilhar-se de seu opressor.

Qual a definição de objeto de opressão?

Já o objeto de opressão é aquele que foi submetido a uma ação violenta, que ainda sofre ou sofreu uma violência. Dessa maneira, o objeto de opressão, em muitos casos sabe o que está acontecendo e ao perceber que é abusado ainda tem os recursos necessários para sair de tal situação. 

Quais as diferenças entre objeto de opressão e vítima?

Ao apresentar a definição de vítima e de objeto de opressão uma após a outra, fica evidente a diferença entre ambas.

Sendo assim, podemos dizer que enquanto a vítima não consegue sair de sua situação, não consegue ou precisa de ajuda para se libertar, o objeto de opressão consegue lidar com sua situação, mesmo que dolorida, e assim pode se libertar de sua complicada situação.

Como não deixar a violência de silenciar? Não seja vítima!

Após apresentar essas duas definições, gostaríamos de deixar claro que, caso você esteja passando por uma situação em que sofre violência e opressão, que você não deve se deixar ser vítima.

Realmente, este pode ser um momento extremamente delicado para você e para a sua vida. Entretanto, é primordial que você tenha consciência de que a sua vida é extremamente importante, e como tal, não deve nunca ser inferiorizada pela vida de outro ou por algo.

Infelizmente, ainda há no mundo pessoas que pensam ter totais direitos sobre a vida dos outros. Dessa forma, essas pessoas não entendem que a violência é um ato extremamente brutal, a pior faceta do ser humano.

Portanto, se você está passando por um momento de violência, não deixe que outros tomem o poder sobre sua vida. Seja a protagonista de sua história, lute por você. Não seja a vítima. Dessa maneira, essa situação pode ser realmente complicada, entretanto, busque forças em você, em Deus e no Sagrado Feminino para que você possa sair dessa situação.

Seja muito firme

Seja muito firme, peça o auxílio de pessoas que você sabe que pode confiar, tente afastar-se fisicamente o máximo possível dessa situação difícil. No momento pode parecer que a situação é impossível de ser resolvida, entretanto, saiba que você conseguirá resolver os problemas atuais e assim sair de vítima e objeto de opressão para uma pessoa livre e longe da violência.

Ao longo deste texto disse que ser objeto de opressão significa ter passado por uma situação violenta, porém não ter se deixado oprimir por tal ação. Diferente da vítima, a pessoa que sabe que foi objeto de opressão. Terá forças para enfrentar a situação e não se deixar mais sofrer pelo que aconteceu. Por fim, disse como você pode realizar tal feito.

Gostou de entender mais sobre este tema? Então não deixe de acompanhar outros textos do site!   

Você Gostou? Por Favor Compartilhe!