Tempo de leitura: 5 minutos
Comumente acredita-se que a solidão é negativa. Muitos ao deparar-se com um quarto vazio, com a ausência de pessoas e o silêncio se entristecem, mas afinal a solidão é negativa ou positiva? Não há nada de bom em desfrutar da própria companhia?
É sobre esse tema que falarei neste texto. Mostrarei porque a solidão é positiva e como ela pode ser essencial para que você conheça a si mesma. Explicarei também como você pode aproveitar a você mesma sem se sentir sozinha. Confira a seguir.
Solidão: positiva ou negativa?
Antes de mais nada gostaríamos de destacar que a solidão é sempre vista de forma negativa em nossa sociedade. Isso porque, sempre acreditamos que a pessoa que está sozinha está assim porque não tem outra opção. Pois gostaria da companhia de outros e que preferira ter pessoas ao seu redor.
Entretanto, é preciso entender que a solidão não é de todo ruim. Como exemplo, quando queremos ler um livro, descansar e recarregar as energias, qual o melhor cenário para isso: um local calmo e silencioso ou repleto de pessoas e barulhento? Com certeza a segunda opção será escolhida.
Isso porque é em meio a solidão que encontramos paz para refletir sobre quem somos, durante o silêncio nossos pensamentos podem fluir livremente e assim podemos ter mais calma para refletir, analisar e escutar cada um sem julgamentos, sem tentar controlá-los. Nunca teremos o controle dos nossos pensamentos, devemos deixá-los livres e deixá-los ir embora sempre.
Aprenda a conhecer você mesma
É neste cenário então que você pode conhecer você mesma. Poderá entender quais são as suas maiores qualidades, entenderá quem você realmente é. Seus desejos e, além disso entender como você age, pensa. Com certeza você conseguirá amar mais quem você é dessa forma.
Você conseguirá entender por que age de determinada forma em diferentes situações, entenderá quais são as coisas que te machucam, entenderá quem você realmente é e conseguirá olhar para você mesma com mais carinho, mais compaixão.
Poderá também mudar aquilo que não te agrada em você mesma, sempre com respeito, entenderá quais os pensamentos que existem em você que somente te machucam, que te ferem e não são benéficos.
Assim, quando você estiver em companhia de outros terá também sintonia com uma das pessoas mais importantes da sua vida, você mesma. Conseguirá colocar limites, conseguirá transmitir quem realmente é para os outros e não sofrerá pensando que não se conhece o suficiente para ser feliz com você mesma ou com os outros.
Como criar momentos de solidão positivos
Uma das melhores formas de criar momentos de solidão positivos é negar-se a ocupar espaços em que você sabe que não é bem-vinda. Pode parecer algo muito duro de se enfrentar, mas fato é que, ao usar o seu tempo com pessoas que não valorizam quem você é, você está retirando de você momentos que poderiam ser aproveitados como ótimos espaços de autoconhecimento.
Sendo assim, questione-se, quais são os relacionamentos hoje que são custosos para você levar adiante? Em quais lugares você se sente desconfortável? Ou sente que não é totalmente bem-vinda? Logo após, escolha a sua companhia ao invés desses relacionamentos. Ao ser mais fiel a você mesma que aos outros com certeza a solidão será positiva, pois você não renunciará a alguém extremamente importante, você mesma.
Entretanto, nunca estamos separados. Existe a Unidade no universo.
Mas os homens se sentem isolados de tudo, dos outros, dos animais, da natureza. E isso é uma causa de um grande sofrimento.
O livro “A voz do silêncio” fala da heresia da separatividade: acreditar-se separado dos demais e de todas as coisas.
Então, a heresia da separatividade é um outro nome para o egoísmo. Quando nós nos sentimos separados dos outros. Daí vem todos os males, todos os problemas do mundo: as guerras, os conflitos, corrupção, violência, desonestidade etc. Daí vem o estresse, a opressão e todo o sofrimento do ser humano.
Do mesmo modo, é quando você acredita que a perda do outro pode gerar ganhos para você. E você acredita que o sofrimento do outro ser humano ou o sofrimento de um animal pode te provocar alegria e ganhos.
O prejuízo do outro pode te dar lucros.
Os homens têm um ponto cego que não lhes permite ver os laços entre eles. Se os homens fossem livres, se acabassem com esse ponto cego, não teriam nada que contaminasse suas visões sobre a verdade: nenhum tipo de mentira, maldades, crueldades, egoísmo. Então o mundo seria bem melhor, nunca teríamos mortes de nenhuma criatura, de nenhum animal, de nenhum ser humano. O mundo seria feliz e em paz.
Assim, é como se você passasse um dedo na areia e fizesse um sulco. E novamente passasse o dedo e fizesse outro sulco. Você tem a impressão de que ali existem 2 sulcos. Mas na verdade tanto o primeiro quanto o segundo e quanto o intervalo entre eles é apenas areia momentaneamente diferenciada. Medite sobre isso.
Ao longo deste texto mostramos como a solidão pode ser positiva. Isso porque é em meio a solidão que se pode silenciar o que está ao nosso redor, assim conseguimos escutar nossa própria voz, acolher nossas dores, entender nossas fraquezas, olhar com ternura para nossa própria imagem. Assim, conseguimos cuidar muito melhor de nós mesmas.
Gostou de entender mais sobre este tema? Então não deixe de continuar acompanhando este site!