Tempo de leitura: 3 minutos
Em muitos situações, seja sem querer, seja intencionalmente, as pessoas acabam proferindo ofensas que nos deixam extremamente chateadas. Quando isso acontece, acabamos acreditando que somos ruins ou que os outros somente conseguem ver nosso lado negativo.
Entretanto, aprender a lidar com as palavras maldosas dos outros, faz com que nós não nos sintamos ofendidas em muitos momentos. Quer entender como fazer isso? Veja neste texto.
O que é uma ofensa?
Segundo o dicionário uma ofensa pode ser classificada da seguinte forma:
“Comportamento ou discurso que faz com que uma pessoa seja vítima de injustiça; palavra que deprecia; que possui a capacidade de injuriar ou afrontar.”
Assim, podemos dizer que a ofensa pode ser caracterizada como qualquer discurso que faz com que uma pessoa seja julgada de forma extremamente negativa por outro. Aprofundando ainda mais podemos dizer que as ofensas são também uma forma de violência para a pessoa que a sofre. Explicarei com mais detalhes.
Sempre quando alguém é ofendido não são apenas palavras triviais que são proferidas, mas julgamentos sobre quem aquela outra pessoa é. Desse modo, ao julgar o que o outro é não o deixar falar abertamente sobre quem ele realmente é. A pessoa que praticou a ofensa agiu também de forma violenta, uma vez que, anulou o outro e apenas o moldou de acordo com o que ele mesmo queria.
Ofensas: o que fazer quando nos sentimos ofendidas pelos outros?
Sendo assim, não podemos nos deixar ser ofendidos pelos outros. Isso porque não podemos aceitar que outros nos violentem, julguem quem somos e os nossos sonhos por suas lentes. Para isso, o ideal é fazer o seguinte:
Entender quem realmente você realmente é
Antes de mais nada é preciso que você se auto entenda, somente desse modo as palavras negativas dos outros não podem se tornar ofensas. O motivo disso é que ao conhecer os seus gostos e quem você é que os outros não conseguirão te ferir com falsos julgamentos.
Entender em qual contexto as palavras foram ditas
Em alguns momentos, acabamos por interpretar o que os outros disseram como ofensas terríveis, mesmo quando o outro não teve a intenção de machucar. Por isso, não devemos sempre tentar entender em qual contexto as palavras ditas como ofensas foram ditas. Assim, podemos perceber que, em muitos casos o outro não teve nenhuma intenção de magoar.
Ofensas: não permitir que o outro realmente de ofenda
Por fim, após entender quem nós somos e em quais contextos as palavras foram ditas, não devemos nunca deixar que o outro diga algo ofensivo sobre quem somos. Sendo assim, sempre que alguém disser algo ofensivo sobre quem você é responda, de forma firme e educada, que essa pessoa está errada, que ela não entende quem você realmente é, logo não tem o direito de a julgar dessa forma.
Se mesmo assim a pessoa continuar te ofendendo, não permaneça no mesmo lugar que ela. Não permita que ela entenda aquele comportamento como aceitável e escolha ser fiel a você ao invés de ficar perto de alguém que somente te machuca.
Ao longo deste texto disse que as ofensas podem fazer profundo estrago em nossas vidas. Isso porque, quando acreditamos naquilo que o outro fala sobre quem nós somos acabamos duvidando de nossas capacidades, nos enfraquecemos e deixamos de entrar em contato com que nós somos verdadeiramente. Para evitar isso, disse que o mais prudente é silenciar as vozes negativas e entender que somos fortes e não dependemos da opinião de outros.
Gostou de entender mais sobre este tema? Então não deixe de acessar outros textos disponíveis neste site!