Tempo de leitura: 3 minutos
O estresse não é bom nem para os seres humanos e para os cachorros também é maléfico. Esse comportamento pode trazer doenças e complicações para a vida do seu pet, desde desencadeamento de traumas psicológicos até problemas físicos, por isso é necessário tratar imediatamente o cachorro quando ele começar a apresentar sintomas. Quer saber quais os sintomas do cachorro com stress?
Neste texto explicaremos como o seu pet age quando está estressado e como tratar esse problema psicológico. Confira!
Quais os sintomas do cachorro com stress?
Os sintomas do cachorro nessa condição podem ser vários e serem muito abrangentes, eles podem interferir na convivência coletiva, no bem estar animal e até no bem estar do ambiente em que ele vive. Veja os principais sintomas:
- latidos em excesso;
- comportamento destruidor e descontrolado (cavoucar em excesso, quebrar objetos e rasgar roupas, por exemplo);
- tentativas de fugas constantes;
- hiperventilação;
- lamber muito as patas (a ponto de machucar e incomodar o pet);
- queda de pelos;
- falta de apetite (ração);
- perda de peso sem motivo aparente;
- mudança rápidas de comportamento;
Esses são alguns dos sintomas mais comuns, entretanto, qualquer comportamento diferente, descontrolado e em excesso é um sinal de que algo está errado com seu companheiro. Portanto, qualquer sinal de problema, leve-o ao veterinário.
Quais as causas do cachorro com stress?
É importante ressaltar que apesar do seu pet ser extremamente companheiro, ele não funciona como você, isso porque ele tem necessidades diferentes.
Um dos motivos que mais estressam o cachorro é a falta do que fazer, ou seja, quando eles ficam muito sozinhos, não passeiam ou o tutor não brinca o suficiente ele começa a ficar cada vez mais estressado.
A mesma coisa vale para quando os pets são deixados muito tempo sozinhos, isso porque eles ficam ansiosos, não sabem quando ou se o tutor voltará. Mas existem outros fatores que estão associados ao fato de estragar a rotina do pet, como a chegada de um novo cachorro, a mudança de lar e até uma viagem.
Em geral, o estresse está associado à falta de cumprimento de necessidades do cachorro, no qual o principal é o companheirismo, afinal o cachorro é o melhor amigo do homem! Sendo assim, só o amor não basta, você deve ter tempo suficiente para ter um pet.
Como acalmar o cachorro estressado?
O primeiro passo para começar a acalmar o cachorro é dar afeto e carinho, ficar presente fisicamente, ao lado dele. Tente fazer carinho ou distrair ele com uma brincadeira ou caminhada, assim ele consegue espairecer e acalmar as energias.
Existem algumas técnicas que podem ser aprendidas para melhorar a rotina do pet, como massagens, passeios, natação e várias outras atividades, é necessário apenas ver o que encaixa melhor na sua rotina e na do seu pet. Mas sempre lembre de dar a ele atenção suficiente nessas brincadeiras e atividades.
Caso o seu animal tenha hábitos muito prejudiciais constantemente é necessário levá-lo ao veterinário e ver o caso para tomar remédios ou produtos homeopáticos para acalmar ele.
Neste texto explicamos que o cachorro com stress geralmente é assim devido a necessidades não cumpridas, como ficar sozinho, não ser levado para passear ou brincar.
Quando suas necessidades não são atendidas, eles podem apresentar comportamentos anormais como tentativas de fuga constante, hiperventilação e até perda de peso.
Para tratar o estresse tente dar mais atenção e carinho, mas se só isso não funcionar procure seu veterinário por outras opções como os remédios.
Gostou de entender mais sobre esse tema? Então não deixe de continuar acompanhando outras publicações do nosso site!