Tempo de leitura: 3 minutos
O conceito de Self é extremamente importante na psicologia. Existem diversas teorias correntes do conceito, mesmo assim todas concordam que o “eu” é constituído de aspectos do inconsciente e do consciente. Além disso, o conceito também pode ser entendido como alma.
Quer entender mais sobre o tema? Neste texto explicarei com mais detalhes o conceito de acordo com alguns importantes estudiosos da psicologia humana e qual a importância de o estudar. Confira mais a seguir:
O que é o self?
Como disse na introdução, o Self tem diversas definições que derivam de diversas bases teóricas e pesquisas embebidas da época em que foram produzidas. De forma geral, ele é descrito como uma instância psíquica fundamental a todo ser humano que define o “interior divino” de uma pessoa, aquilo que a define e explica sua personalidade.
A palavra que foi várias vezes traduzida em português como “si” ou “eu”, inicialmente era usada por psicanalistas ingleses (como Donald Woods Winnicott) para definir a atividade psíquica da pessoa, os processos que asseguram sua totalidade e unidade enquanto sujeito.
Nos EUA, psicanalistas consideraram o termo para definir a construção do ego. Porém é importante dizer que o conceito de ego para os estudos não representa a mesma coisa.
Self para Jung
De acordo com um dos mais importantes estudiosos da área, o self significa a união do inconsciente e consciente de uma pessoa, representado assim a sua psique completamente. Desse modo, ele é produto de uma individuação que integra a personalidade da pessoa.
Além disso, Jung divide o “si” em quatro quadrantes, chamados de mandala ou quadrado. Sendo assim, existem dois centros de personalidade. Para ele o ego é o centro da consciência e o self é o centro da personalidade total.
O self, refere-se ao “si mesmo”, que é esse acesso interno que todos nós podemos ter à totalidade do que somos. Self é comparado também a figura de Buda e de Jesus com o símbolo do si mesmo.
E Jung diz o seguinte:
“do mesmo modo que Cristo, assim também o seu Reino estão dentro de nós.”
Então, tanto Cristo quanto o seu Reino estão dentro de nós. O próprio Jesus Cristo disse várias vezes que todos nós temos esse acesso interno Divino.
Personalidade Narcísica
É muito comum o Mito de Narciso nos vir a mente quando falamos sobre esse conceito. Isso porque o conceito fala sobre autoexpressão, autocontrole e outros que aparecem de forma afetada quando falamos da personalidade narcísica.
Isso porque, na psicanálise, há uma forte ambiguidade entre o sujeito que se sobrevaloriza e aquele que se esvazia completamente de si. Ambas as questões são colocadas como transtornos de personalidade em que o indivíduo percebe que a imagem que ele mesmo criou acerca de si difere da realidade. Desse modo, a pessoa precisa de ajustamento social em que necessita trabalhar intensamente sua identificação e reconhecimento para então construir um novo eu.
Qual a importância do conceito?
Estudar o self é extremamente necessário, isso porque nós somos seres sociais e que necessitam construir sua própria identidade. Assim, há a necessidade de pertencimento próprio e em relação ao outro. Desse modo, entender o conceito somente nos fornece mais ferramentas para entendimento próprio e do outro.
Ao longo do texto mostrei que o Self pode ter diversas definições de acordo com os estudiosos da psicologia humana. Apesar disso, todos concordam que ele se refere ao estudo do “eu”, composto de aspectos do inconsciente e consciente. Posteriormente, disse como Jung nos apresenta o conceito, o que é a personalidade narcísica e qual a importância de estudar o conceito.
Gostou de entender mais sobre o tema? Então não deixe de acessar outros textos do site!