Tempo de leitura: 13 minutos
Muitas de nós vivemos estressadas, com a sensação de que não aguentamos mais nenhum dia a mesma rotina, esgotadas e esperando grandes mudanças. Entretanto, você já parou para pensar que o seu estilo de vida pode ser a grande causa do seu estresse?
Em muitos casos, pode ser um emprego ruim, a falta de exercícios físicos, o hábito de reclamar da vida. Fato é que o estresse pode ser sim associado a forma como organizamos nossa rotina. Quer entender mais sobre o tema? Veja a seguir:
Estresse e Rotina: Como o seu estilo de vida está te estressando?
É muito comum nós vermos pessoas estressadas e sem vontade de realizar nenhuma atividade em seu dia, mas que não entendem de onde vem esse estresse e o que fazer para acabar com seu sofrimento.
Entretanto, é primordial entender que o estresse, em muitos casos, pode ser diretamente ligado a diversos fatores do nosso estilo de vida. Em muitos momentos acabamos não percebendo que reclamamos muito, que não nos alimentos corretamente, não praticamos exercícios e somente ficarmos submersos no estresse.
Por isso, mais que resolver as grandes causas do estresse, devemos também nos atentar para a nossa postura diante da vida. Precisamos olhar com atenção o que estamos fazendo atualmente por nós. Mesmo em condições difíceis devemos olhar com carinho para nossa rotina e entender se ela é favorável ou não ao estresse.
Como eliminar o estresse da sua rotina
Justamente por essa razão que digo que uma das formas mais eficazes de eliminar o estresse é pensar não somente nas grandes causas do nosso estresse, mas também em tudo aquilo que parece pequeno e que acreditamos que não impacta diretamente nossa saúde e qualidade de vida.
Sendo assim, é mais que essencial olhar com muito atenção para nossa rotina e parar para refletir o quanto estamos cuidado de nós mesmas.
O ser humano comum, inconsciente, não tem nenhuma individualidade; ele tem apenas uma personalidade.
E personalidade é aquilo que os outros lhe dão – seus pais, seus professores, o sacerdote, a sociedade, o que quer que tenham dito sobre você. E você quer ser respeitável, ser respeitado, por isso tem feito essas coisas que são apreciadas e a sociedade continua a recompensando, respeitando você cada vez mais, basta só você obedecer a todos.
A questão torna-se patológica em indivíduos inseguros (e somos muitos) pois esses tendem a se identificar com uma persona.
Como exemplos: a identidade profissional, um nome de família tradicional, o colega bonzinho que nunca dirá um “não”, o sujeito feliz que sempre alegra a festa de alguém, o herói que sempre se submete a situações de risco, etc.
Temos várias personas ou máscaras sociais porque exercemos inúmeras funções socais: pai, mãe, filho, cônjuge, profissional, vizinho etc. E, naturalmente, utilizamos essa máscara social.
Porém, no desejo crescente de agradar, ocorre de nos ajustarmos demais a essa máscara e nos distanciar proporcionalmente do que nos é genuíno, causando uma enorme cisão entre mundo interior e atitudes exteriores.
Assim, você é obediente a todo mundo que “sabem” sempre o que é melhor para você, que “sabem” o que você “tem que ou não fazer”.
E devido a essa Sua Obediência “forçada” mas com seu consentimento: as convenções, padrões, rótulos, crenças, tabus, opressão do dia a dia, preconceitos, papéis sociais, você tem se estressado muito.
No entanto, a personalidade é muito tênue, está à flor da pele.
Não é a sua verdadeira natureza!
O problema é simplesmente um não entendimento. A experiência de se tornar o Todo é uma experiência da consciência, e a expressão dela vem através do seu corpo, através da sua mente. A experiência está além da estrutura corpo/mente.
Quando uma pessoa se torna absolutamente ciente, entra no estado de samadhi, ela não é mais corpo/mente. Essa pessoa se torna consciência pura de quem ela é, da sua verdadeira natureza.
A partir daí, o seu estilo de vida deixa de ser apenas um simples medicamento e você passa a ser o que você quer ser. O que você realmente é.
Dicas práticas para ficar mais calma
Por esse motivo, uma das minhas primeiras dicas práticas para eliminar o estresse é meditar. Esse ato pode parecer algo pequeno e simples, entretanto alguns poucos minutos de meditação te ajudarão a se centralizar em você. Eles com certeza de farão muito bem! Veja mais sobre a prática em meu texto 5 dicas para tornar a meditação um hábito e Alcançar sua Autocura.
Outra prática simples e muito eficaz que te tornará uma pessoa muito mais calma é reservar alguns minutos para você mesma todos os dias. Seja através da prática de skin care, seja por meio do exercício físico e até mesmo da leitura. Passe tempo sozinha, cuidando de você.
Como Ser Livre
Saiba que você Não precisa de governantes corruptos porque podemos governar a nós mesmos.
Compreenda profundamente que realmente não precisamos de mestres porque podemos dominar a nós mesmos.
Então Não precisamos de um Deus inventado pelo homem e uma religião porque Tudo no Universo já é Deus.
Basta Apenas Sermos, NÃO precisamos fazer NADA para estarmos em Deus.
Porém, você deve ter a sensação de que precisa “fazer” algo para se tornar digno, precisa contribuir… você pode perceber que procura dentro de você algum conceito que você recebe de fora.
Ou seja, é como você olhar o poço à noite. Ver reflexos e acha que é o fundo, mas é somente a superfície.
No entanto, você deve apenas RELAXAR E ESPERAR, ao invés de buscar algo.Ainda assim você está ESPERANDO por seus próprios conceitos daquilo que deve acontecer.
Basta você Acreditar que Você já está em Deus! A vida é sinônimo de Deus! Respirar é respirar em Deus. Dormir é Dormir em Deus! Acordar é Acordar em EM Deus!
A SUA CONTRIBUIÇÃO deve ser somente de Gratidão.
Torne a vida TÃO BELA quanto for possível.
Os problemas surgem quando permitimos que os outros governem ou governem outras pessoas.
O STRESS e os problemas surgem quando permitimos que outros nos controlem ou dominem outras pessoas.
As frustrações e os problemas surgem quando permitimos que outros ditem Deus a nós.
Quais Problemas e stress tendem a surgir?
Muitos.
Violência. Depressão. Ansiedade. Corrupção. Escravidão. Obediência forçada apesar do consentimento são apenas alguns tipos. Padrões que tiram a sua vida de você!
Para manter nosso respeito e dignidade e também para evitar esses problemas devemos aprender o autoconhecimento, o autogoverno, o autodomínio e entender como Deus está implícito no próprio Cosmos.
Nenhum governante exceto o autogoverno
Uma vez que poucos seres humanos são sábios o suficiente para governarem a si próprios, menos ainda são sábios o suficiente para governar os outros.
Aqueles que se autogovernam abraçam as leis que são saudáveis e alinhadas com as leis universais. Mas eles corajosamente quebram as regras criadas pela sociedade.
Partindo do preceito de que os humanos são imperfeitos e propensos a cometer erros, especialmente quando se trata de poder, é lógico que confiar num sistema feito de leis humanas exercendo poder sobre outros é absurdo.
Portanto deve sempre existir freios e contrapesos.
Quando aceitamos que erramos é mais provável que sejamos compassivos para com os outros seres humanos.
Mas também é mais provável que conheçamos a falibilidade e ajudemos a corrigi-la.
É lógico que tentar governar a nós mesmos, apesar da nossa falibilidade pessoal, é superior a permitir que outros nos governem.
Sem governantes não significa sem regras. As regras sempre surgirão naturalmente por meio dos mecanismos de equilíbrio.
Nenhum mestre exceto maestria sobre si
Ela não tinha medo de ser ela mesma.
E quando todos disseram:
_” seja um cordeiro. ”
Ela mostrou suas presas e se tornou um lobo.
O domínio de si mesmo mantém o indivíduo focado, ele pode conhecer a si mesmo, ele pode controlar a sua mente, ao invés de tentar controlar os outros.
No mundo atual, a programação baseada no medo e as narrativas voltadas para a massa dominam o status quo.
A solução é que as pessoas estejam dispostas a divergir do rebanho e se tornarem seus próprios mestres por meio da reprogramação baseada na coragem, força e de narrativas de soberania pessoal que transcendem o status quo.
O autodomínio torna o domínio dos outros ultrapassado.
Quando todos aprendem a si autocorrigirem diretamente é mais provável que o sistema se auto corrija indiretamente.
Um sistema de mestres de si próprios eventualmente equilibra um sistema corrupto de senhores e escravos, simplesmente, concentrando-nos a construir o novo e o saudável.
Nós precisamos SOLTAR, deixar FLUIR – ter a aceitação total de que não podemos e não devemos controlar os outros, especialmente quando não podemos controlar a nós mesmos.
Em vez disso, o foco está no autodomínio, na autocorreção, no autodesenvolvimento, na autossuperação. Enfim o foco está em você se aperfeiçoar a si mesma profundamente.
Os professores da automaestria são: a natureza, os seus erros, a experiência e as outras pessoas que dominaram a si mesmos.
O autodomínio é um domínio fundamentado funciona da base, da raiz para cima. Dessa forma, você segue a regra de ouro da não agressão enquanto instiga a coragem de desobedecer às regras, leis e comandos que vão contra você.
No grande esquema das coisas somos indistinguíveis do Cosmos.
Na medida em que você domina a sua própria mente, corpo e espírito, o domínio da interdependência e da interconexão é o próximo passo no caminho do autodomínio.
Para que você nunca ceda a insanidade que surge do poder, você deve permanecer como uma pessoa autocentrada, ao invés de ser uma pessoa autodestrutiva, que segue cegamente uma cadeia de obediência que matém o poder curto, entrincheirado.
“É função das pessoas pensantes, aquelas que se autodominam, não estar do lado dos algozes”
Então, você deve ir além, ensinar para aqueles ao seu redor como não ser algozes.
Nenhuma religião exceto Unidade com todas as coisas
Deixe-me manter distância sempre daqueles que pensam que tem as respostas.
E também deixe-me ficar sempre com aqueles que dizem:
_”olhe. ”
E depois ficam maravilhados e curiosos com os mistérios do universo.
Os Céticos. Hereges. Incrédulos.
Aqueles que permitem que Deus seja TUDO! E tendem questionar as coisas e as religiões porque Deus já é Tudo e Todos, sem preconceitos, sem distinção.
O problema é que temos muitas pessoas tentando intimidar e forçar uns aos outros a aceitar um Deus específico da sua religião, por meio da fé cega e lealdade.
E isso pode virar conflito, violência e até mesmo – guerra.
A solução é simplesmente permitir que Tudo e Todos sem preconceito, seja Deus.
Apenas SEJA!
Qualquer tentativa de forçar algo deve ser desacreditada, mas também tolerada.
Nenhum Deus, exceto Deus Unidade com todas as coisas e criaturas simplifica a angustia existencial. Ao invés de classificar Deus de forma limitada você deve permitir que Deus seja infinito. E nesse infinito você deve incluir o bem e o mal.
Por que Deus não pode ser Tudo?
Eu, particularmente, NÃO entendo por qual motivo Deus não pode ser Inteiro e Deus Inteiro – Ser o bem e o mal juntos?
Ao invés de afirmar que Deus é Ele ou é Ela, simplesmente permita que Deus seja todas as coisas.
É certo que quando você permite que Deus seja simplesmente a interconexão de todas as coisas é menos provável que você fique na defensiva sobre o que Deus deveria SER e é mais provável que você esteja tolerante com o que Deus poderá SER.
Em Busca da Alma
O dia todo sua mente está coletando todos os tipos de palavras, todos os tipos de desejos, de ambições – poeira demais! A influência das outras pessoas estressa você, quando dizem o que você tem que ou não fazer. Quando elas, por exemplo, dizem qual faculdade e curso você deve fazer.
Isso precisa ser descartado.
Contudo durante o dia você não tem tempo para se livrar disso ; vive juntando mais e mais poeira ou lixo.
Então, à noite enquanto está dormindo, a sua mente tem a chance de se limpar. O sonho é uma espécie de limpeza total. Mas essa é uma tarefa cotidiana: de novo vai coletar, de novo vai sonhar, de novo vai coletar…
Essa é uma questão muito básica. Tem de ser entendida em alguns passos. Primeiro, ninguém pode ver você senão você mesma, porque os outros só podem ver a sua periferia, o seu externo, não você. Podem ver seu corpo; podem ver seus olhos, seu rosto, mas não você. Você está escondida bem fundo, por trás do seu externo. O que os outros vêem são apenas cortinas, são como nuvens.
A sua luz, a sua grandeza, sua chama de vida, sua natureza estão ocultas bem lá fundo. Ninguém pode penetrar aí, você é impenetrável. Exceto você, ninguém pode vê-la. Veja exceto você, ninguém pode tocá-la. Perceba exceto você, ninguém pode sentir quem você é. Então Pense Sozinha: Como o seu estilo de vida está te estressando?
As pessoas podem se mover em torno de você apenas na periferia, ninguém pode alcançar o seu centro. Nem você pode alcançar o centro de ninguém.
Nem mesmo os amantes podem penetrar em seus centros. Mesmo profundamente apaixonados.
Mas o seu papel é justamente fortalecer o seu centro, permitir que sua real natureza permaneça intacta. O seu papel é viver sua verdadeira natureza e se tornar irreprimível.
Ao longo deste texto disse que o estresse pode ser causado devido ao nosso estilo de vida. Mostrei que em muitos casos, meditar ou reservar alguns minutos do seu dia para você mesma será de grande ajuda.
Agora que você já sabe mais sobre o tema? Que tal ler o texto 3 dicas para acabar com seu estresse! Depois desse texto você não será mais estressada.