Tempo de leitura: 3 minutos
O estresse é um dos fatores que mais causam sofrimento psíquico. Sendo assim é preciso que nós tenhamos cuidado com esse sentimento em nossas vidas, precisamos manter a calma em muitos momentos e assim conseguiremos lidar de forma saudável com os diversos problemas do cotidiano.
Quer entender mais sobre o tema? Neste texto direi 3 dicas para acabar com seu estresse. Mostrarei porque esse é um sentimento extremamente negativo em nossa vida e como o amenizar. Confira:
Por que o estresse não é nada benéfico para sua vida?
Segundo o dicionário o estresse é classificado da seguinte forma:
“O estado gerado pela percepção de estímulos que provocam excitação emocional e, ao perturbarem a homeostasia, levam o organismo a disparar um processo de adaptação caracterizado pelo aumento da secreção de adrenalina, com várias consequências sistêmicas.”
Assim podemos dizer que o estresse faz com que a pessoa esteja em constante estado de adrenalina, ele faz com que ela não consiga relaxar e entre em alerta ou fique nervosa por pequenas coisas.
Após dizer a explicação fica evidente o quão prejudicial é o estresse para nossas vidas, não é mesmo? Isso porque esse sentimento, se prolongado, pode fazer com que acabemos adoecendo, entrando em tal estado a ponto de gerar depressão, burnout e outros desordens psíquicas e emocionais.
Além disso, é importante salientar que, ao ficarmos estressadas acabamos não nos concentrando em nós mesmas, acreditamos que a vida não tem sentido e não temos mais liberdade para viver, somos controladas por nossas piores emoções e acabamos adoecendo também aqueles que estão ao nosso redor.
Como acabar com seu estresse? Veja 3 dicas!
Agora que você sabe por que o estresse é extremamente maléfico para a sua vida, veja 3 dicas para acabar com esse mal em sua vida:
1. Concentre-se em você mesma
Antes de mais nada, você precisa respirar fundo e tentar concentrar-se em tudo o que está sentindo quando acredita que o estresse está dominando o seu corpo. Digo isso porque enquanto um turbilhão de sentimentos passa por seu corpo realmente é muito complicado conseguir entender o que está acontecendo.
Assim, ficamos tomadas apenas por pensamentos negativos e não conseguimos olhar com clareza para a totalidade da situação. Por isso, em primeiro lugar, respire muito fundo, concentre-se em você e em tudo o que está sentindo neste momento tão delicado.
2. Aprenda a arte do silêncio e a escutar o outro
Além de aprender a escutar o que o seu corpo tem a dizer em um momento de estresse, aprenda também a silenciar e escutar o outro em um momento de estresse. Falo isso porque, em muitos momentos, nosso primeiro impulso é falar o que vem a nossa mente durante a raiva.
Entretanto, ao fazer isso, acabamos falando o que não era para ser dito. Mostramos nossas fraquezas, expomos o outro a falas violentas. Tudo isso com certeza não é nada saudável. Devemos aprender a escutar o outro, a manter o silêncio até que possamos ter calma e assim agir de forma justa e sem agredir a nós ou ao outro.
3. Afaste-se do que te deixa estressado
Por fim, sempre que possível, afaste-se ao máximo do que deixa você estressado. Digo isso pois nada vale o seu estresse, nem mesmo amigos, familiares ou trabalho. Você merece ter paz e não se subjugar a um eterno estado de estresse.
Ao longo deste texto mostrei que o estresse é algo extremamente terrível. Isso porque, ao ficar estressada você não consegue descansar e se mantém em constante estado de alerta. Assim, não conseguimos descansar e respirar tranquilamente. Posteriormente, dissemos 3 dicas para quem precisa diminuir o estresse no seu dia a dia.
Gostou deste texto, então não deixe de acessar outros textos do nosso site!