As Bruxas do passado e do presente

Tempo de leitura: 3 minutos

Se olharmos para o passado veremos que naquela época as mulheres consideradas bruxas eram perseguidas, acusadas e até mesmo mortas somente por ser acusadas de praticarem bruxarias. Atualmente, a situação é muito melhor para essas mulheres. Entretanto, você sabe qual a real diferença entre as bruxas do passado e do presente?

Quer entender mais sobre este tema? Neste texto mostrarei tudo para você! Primeiramente, apresentarei brevemente a história das bruxas até a atualidade e, posteriormente, enfatizarei algumas diferenças entre o passado e o presente. Confira mais a seguir?

História das bruxas

Apesar de serem perseguidas, as bruxas na Idade Média eram fundamentais na comunidade. Isso porque normalmente essas mulheres eram pessoas mais velhas ou mais sábias que tinham acumulado grande conhecimento e experiência de vida.

Sendo assim, eram elas as que dominavam os saberes necessários para lidar com a morte e com a vida. Quando alguém necessitava de cura para uma doença, ou quando chegava a hora do parto essas mulheres eram as procuradas para auxílio.

Justamente por esse motivo, quando vemos uma bruxa ser representada ela sempre é uma mulher idosa. Os seus semelhantes não a viam como mulheres ruins, mas como pessoas muito sábias e valorosos membros da sociedade. Apesar disso, é evidente que a figura feminina sempre foi vista como força mágica e misteriosa da natureza, o que muitas vezes assustou diversas pessoas.

Agora…

Se fossem novas, normalmente a inteligência, a beleza e a intensidade ou impetuosidade delas incomodava e muito.

Acusação e incomodo com o conhecimento

Durante algum tempo a Igreja Católica da época tolerou as mulheres bruxas. Entretanto, foi no final do século XIV e início do XV que essas pessoas que eram consideradas extremamente sábias passaram a se tornar alvo da ira dos inquisidores.

Devido as tensões existentes na época, começou então a caça às bruxas. Padres em toda Europa inventavam diversas justificativas para a caça das mulheres e essas, que antes eram figuras sábias e destemidas, livres, agora tiveram de ser tachadas de forma extremamente negativa, perseguidas e mortas.

As bruxas do passado e do presente

Apesar de a caça as bruxas ter acabado há muito tempo a imagem da bruxa ainda é vista de forma extremamente negativa atualmente. Isso porque as bruxas do passado e do presente ainda tem fortes semelhantes em sua forma de representação.

Não é sem motivo que nós vemos no cinema e na televisão uma grande variedade de bruxas serem representadas de forma negativa. Como exemplo, temos as diversas personagens da Disney, colocadas como pessoas “feias”, narigudas, amarguradas e sempre tentando acabar com a felicidade de uma outra personagem que é seu total oposto, uma princesa sempre boa e bela.

Entretanto essa imagem deve ser profundamente questionada, uma vez que as bruxas sempre foram mulheres extremamente inteligentes, donas de si, intensas, impetuosas, destemidas e sábias, o que as fez serem condenadas por todos foi seu enorme conhecimento e atitude. Em contraponto, vemos que a imagem de mulher que se opõe as bruxas sempre da princesa boazinhas e amável para todos.

Sem dúvida nenhuma, uma bruxa foi e ainda é considerada uma mulher inteligente e de atitude!

Desse modo faço o seguinte questionamento: as bruxas são realmente mulheres malvadas ou elas não estão dispostas (como as “boas mulheres”) a acatar todas as ordens de todos e parecerem agráveis e amáveis às custas de sua vida, liberdade e voz?

Ao longo deste texto mostrei qual a história das bruxas. Disse que essas mulheres eram profundamente julgadas e chegavam a ser queimadas vivas apenas por serem acusadas de praticarem magias. Posteriormente, mostrei quais as diferenças entre as bruxas do passado e do presente.

Gostou de entender mais sobre o tema? Então não deixe de acessar outros textos do site!

Você Gostou? Por Favor Compartilhe!