Tempo de leitura: 18 minutos
A alquimia é uma ciência mística conhecida desde a Idade Média. Nessa época a principal ocupação dos alquimistas era a transformação de um elemento em outro, principalmente a transformação de metais não nobres em ouro. Atualmente, ainda existe a Alquimia Sagrada.
Quer entender mais sobre o tema?
Neste texto direi qual a origem e história da Alquimia.
E posteriormente, direi como estudar esse sagrado conhecimento nos tempos atuais!
Qual a origem e história da alquimia sagrada?
Antes de entender como estudar a Alquimia Sagrada na atualidade é preciso entender qual a história desse conhecimento.
Para muitos autores a história da alquimia começou no Egito antigo. Entretanto, alguns outros acreditam que a China foi o berço da alquimia, devido as lendas sobre o seu uso em 4500 a.C.
Além disso, no século IV a alquimia foi complemente proibida pelo Imperador romano Constantino. Posteriormente, ela foi introduzida no Ocidente pelos árabes, na Espanha entre o século XIV e XVI.
Contudo hoje sabemos que a alquimia trata-se de um estudo muito profundo do ser humano. A alquimia é um conhecimento baseado em determinadas máximas da natureza, onde estava inserido no meio, o conhecimento dos elementos. E realmente aquela premissa que a alquimia tinha de conseguirmos transformar um elemento em outro era verdadeiro, já se faz isso.
Porém a alquimia não é simplesmente converter elementos químicos um em outro. Trata-se de muito mais de ajudar o tempo acelerar na sua ação de fazer todas as coisas amadurecerem e chegarem a sua plenitude. Existe um Antropólogo do século XX que fala o seguinte:
_” Um químico que julgar o tratado de alquimia como imprestável, como primitivo, porque não lhe ajuda na sua técnica de lidar com elementos químicos, é a mesma coisa que um pedreiro querer aprender a técnica de construir casas usando o tratado da maçonaria”
Em vista disso, é evidente que há muito mais do que simplesmente uma técnica de construir embora a própria palavra maçom venha de pedreiro, eles nasceram exatamente dos construtores. Mas nunca se prendiam muito no aspecto técnico.
Os alquimistas consideram que um objeto está interconectado com os outros planos de manifestação. Ou seja, um objeto, no plano concreto, é uma sombra do plano das ideias, do não-manifesto, aonde o objeto existe como um “algo” ideal.
Contudo hoje é muito comum que a gente pense que a alquimia teve como único mérito ser a mãe da química. Mas na verdade, existe uma grande injustiça, trata-se de coisas bem diferentes. Comparar estudos que se dedicam a planos de mundos diferentes é no mínimo injusto, principalmente porque a grande maioria das pessoas não acreditam nas bases de conhecimentos que a alquimia trabalha.
E posteriormente a alquimia pode ser transformada em duas variantes:
Moderna
Na alquimia moderna há a tentativa de transformação de “um material em outro”, “morrer para renascer“, assim eram usados os avanços da ciência e tecnologia.
Sendo assim, você “Morre” como um ser material, ser grosseiro, individualista, egoísta, instintivo, brutal, e, “Renasce” como um Ser evoluído espiritualmente, purificado, com a sua “essência pura” desperta –Solve et Coagula — A Sabedoria dos Alquimistas.
Jesus disse:
_”Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.”
Sendo assim, aquela pessoa que analisa a realidade com extrema honestidade intelectual logo percebe que nada possui existência intrínseca, separada das demais coisas. Todo objeto de análise é composto por partes que se relacionam entre si.
Tudo no universo é Unidade!
Esse é um princípio também da física quântica.
A alquimia moderna é a mais conhecida por todos e tem como base a transformação de um material em outro, usando os avanços da tecnologia, física quântica e ciência. Essa é a versão mais tradicional da alquimia, que desde a antiguidade visava a transformação de um “metal em outro” e até mesmo a descoberta da pedra filosofal.
Entretanto há diversas mitologias que falam da morte de um deus, e, depois, do renascimento desse mesmo deus. Falam também da ascensão gloriosa desse deus. Da mesma forma, os Alquimistas acreditam que existem seres humanos capazes de mergulhar no horizonte, enfrentar as suas trevas e os seus medos, num processo de evolução profunda e veloz e ressurgir, Renascer na aurora, depois da anunciação e ascender aos céus.
Ou seja, os alquimistas consideram que o resultado desse processo de evolução, morrer e renascer, transforma o ser humano em algo tão precioso, que esse homem evoluído, renascido, não seria capaz de apenas ser virtuoso, mas, seria capaz de transformar virtuosas as pessoas ao seu redor. É um homem de chumbo, transformado em um homem de ouro. Esse homem de ouro se transformaria no que chamam de pedra filosofal.
O que é a pedra filosofal?
A pedra filosofal é o resultado do processo de transformação da matéria em espiritual, em algo Maior. É o resultado das 3 etapas alquímicas obtendo uma matéria super purificada e elevada. A pedra filosofal que os alquimistas buscavam, na sua excelência, era o homem virtuoso. Aquele homem que superava a “crucificação” do espaço-tempo e ascendia aos céus. A imagem do Cristo é muito associada a pedra filosofal.
Dessa forma, os alquimistas dizem que quando um Ser é assim, ele tem o poder de transformar tudo aquilo que está à sua volta. Ou seja, uma pedra filosofal, quando encostada em outra qualquer substância, começa a fermentar uma transformação na outra substância até transmutá-la em ouro.
Portanto, a primeira coisa para se buscar nunca é o ouro, e sim, a pedra filosofal, porque qualquer coisa que entra em contato com ela, ela transforma em ouro. Era esse homem pedra filosofal que os alquimistas buscavam. Um homem capaz de transformar homens de chumbo, em homens de ouro.
Alquimia Sagrada e o que é um Homem de Ouro
Primeiramente, entenda que o ouro permanece sempre fiel as suas caraterísticas. Qualquer superfície que o ouro esteja em contato, ele não se corrompe, ele não perde as suas características reais, nunca perde a sua real natureza, e, permanece fiel a si mesmo. Portanto, o homem de ouro, é um homem levado a sua máxima “essência pura” , a sua máxima individuação. O homem de ouro é como Midas, tudo que toca vira ouro.
Contudo uma outra premissa interessante dos alquimistas é que o mundo todo é vivo, até mesmo os objetos, as pedras, são vivas e estão em evolução, isso, refere-se hoje a física quântica, a qual, diz que tudo no universo são ondas vibrando o tempo inteiro buscando evolução, buscando entrar em vibração com o Todo, com Deus.
Alquimia Sagrada Mental
Já a alquimia mental foi sempre relacionada com a transformação de pensamentos negativos em positivos por meio da transmutação mental. Veja a seguir mais sobre esse tema:
Como estudar essa importante sabedoria atualmente?
Como disse anteriormente, a alquimia foi uma importante área de conhecimento, tanto que ela foi considerada a “mãe” de todas as ciências. Porém, mais que visar a transformação de metais, a Alquimia Sagrada pode transformar situações negativas em positivas. Quer saber como?
Essa variante da Alquimia não está alocada em nenhuma crença religiosa, mesmo sendo reivindicada por diferentes religiões de diferentes formas. Ela mostra que os pensamentos negativos, quando transformados em positivos podem fazer com que você enxergue diversas oportunidades positivas em sua vida.
Desse modo, um importante passo para usar essa vertente da Alquimia é usar a sua imaginação e também limpar a sua mente e boca de frases negativas e sabotadoras. Sendo assim, preste atenção se você usa frases como:
- Não tenho sorte;
- Nunca conseguirei o que quero;
- Não mereço nada;
- Somente sei machucar as pessoas ao meu redor;
- Nunca nada mudará em minha vida.
Alquimia Sagrada: Pratique a alquimia mental
Uma premissa interessante dos alquimistas é que o mundo todo é vivo, até mesmo os objetos, as pedras, são vivas e estão em evolução. E a lei que evolui as pedras, é a mesma lei que evolui as plantas, que é a mesma que evolui os seres humanos. Essa lei, você pode aplicá-la em qualquer elemento da natureza.
Contudo, uma outra premissa é que existe 2 dimensões: o manifesto, o plano físico e o não-manifesto. E é possível que o ser humano amarre duas dimensões através da sua vontade e da sua imaginação.
Consequentemente, outro ponto interessante da alquimia era a necessidade de aliar-se a um templo real, aliar-se a natureza. O templo é a natureza, é o espaço sagrado, e você deve ajudá-la, você nunca deve ir contra a natureza.
Apenas leve os outros seres para a luz, sempre com uma intenção altruísta de servir: servir a evolução do homem, servir a humanidade, servir para trazer sobretudo luz para a Terra, que está obscura. Você deve trabalhar para a natureza e não usá-la. Você trabalha para que os outros seres cheguem na luz, na beleza, na harmonia. E somente assim, você irá sair do stress, da desarmonia, da doença.
Para os alquimistas as mãos limpas, não contendo objetos que destroem, representa uma alma limpa, purificada.
Sendo assim, se você fizer a sua alquimia sagrada, você terá saúde física, mental, psicológica, emocional, espiritual... nunca irá se estressar! Uma verdadeira AUTOCURA. Você começa a se livrar dos seus medos, das suas trevas, das suas crenças, dos seus traumas, das suas dores emocionais, e, chega em uma plenitude eterna aqui na Terra. E ficará em paz com as suas sombras…
Logo vai ganhando brilho, luz, paz, beleza física e espiritual, poderes mágicos…
Você fazendo a sua alquimia sagrada, você vai se recuperar dos seus traumas emocionais e psicológicos, dos seus vários estresses que teve na sua vida.
Terá uma ferida sendo cicatrizada, melhorando a qualidade de vida.
Seus caminhos vão ser aplainados para você poder ser feliz em todas as esferas da sua vida e poder se sentir bem com o universo, fazer as pazes consigo mesma, olhar o mundo de uma maneira renovada. Você terá um grande destaque e grande reconhecimento o que vai mudar a sua percepção da realidade, vai mudar os simbolismos, os arquétipos – você fará um novo comparativo, tendo em vista os paradigmas que você tem na sua memória. Você verá o mundo de outra forma, também de uma forma positiva, inclusive – com vitória.
Por consequência, muitas coisas ruins ficarão para trás. Muitas coisas que não estão esclarecidas, você vai conseguir entender. Você receberá poder para fazer o que você quer, dentro de certos limites. Você vai aprender a ser prudente, mas, uma prudência que não vai te fazer sofrer…
Muitas vezes, somos tão prudentes, que gera uma circunstância extremamente sofrível. Mas você não vai sofrer, será prudente, por necessidades, ou situações, mas será algo muito leve, em paz. Terá renovação na vida financeira, aos poucos.
E sem dúvida, terá abundância material, mental e espiritual.
Mas para fazer a sua alquimia sagrada, primeiramente, antes de tudo, de qualquer coisa, você precisa equilibrar dentro de você os 4 elementos. Precisa fazer a sua primeira alquimia dentro de você, equilibrando os 4 elementos. Você já sabe que a natureza possui 4 elementos: fogo, terra, água e ar. Mas, esses 4 também estão dentro de nós.
Tudo que existe no universo, também existe dentro de nós!
Os 4 Elementos em nós da Alquimia Sagrada
Vamos entender como eles se manifestam e coexistem!
O elemento fogo
O fogo está dentro da espiritualidade e da ação, mas como uma coisa tem a ver com a outra?A manifestação do elemento fogo, traz a ação que a nossa alma necessita para realizar o que realmente importa para nós, realizar nossos desejos.Você já sentiu alguma vez que parecia que não existia vontade no que você estava fazendo justamento por falta de cumprir com o que chamado da sua alma?
O elemento água
A água está persente nas emoções e intuições.A sua manifestação chega através do que sentimos, tanto emocionalmente, sendo a felicidade, tristeza, raiva, medo, nojinho; até aquele famoso sexto sentido ou intuição, tudo isso é regido pelo elemento água.
O elemento terra
A terra é responsável pelo corpo físico e pela racionalização. E pela sua sobrevivência.Quando o elemento terra está super presente a pessoa tem uma saúde muito boa e aquela vontade de cuidar do físico, além de ser uma pessoa que tende a resolver as coisas através do racional, procurando medidas práticas e objetivas.
O elemento ar
O elemento ar é quem personaliza nossa mente e nossas expressões.Quando falamos do elemento ar, estamos falando sobre nossos pensamentos e tudo que acontece lá dentro, é a ideia do ar se assimila muito com o ar. Pois se não existe ar (ideias) as coisas não existem e nem se movimentam, quando existe uma movimentação muito grande de ar, os vendavais (mente dispersa) também não se cria nada. Além disso o elemento ar trabalha a forma que nós nos comunicamos com o mundo, a forma que falamos, o que pensamos, como existimos.
Mas os elementos também se manifestam diretamente no nosso corpo físico, então da uma olhada no que você sente que você vai saber se existe uma hiperatividade ou uma hipoatividade desses elementos dentro do você:
- Ar: Cabeça e sistema respiratório
- Terra: Braços (até os ombros), pernas (até o quadril)
- Água: Barriga e sistema digestório e excretor
- Fogo: Sistema circulatório, meio do peito, figado e vesícula biliar.
Acredite, você tem total condições de transformar o mundo ao seu redor.
Tem condições de equilibrar os 4 elementos da matéria: terra(corpo), água(emoções), fogo (intuição/sexualidade) e ar(mental) e os tornar sagrados.
Com isso transformar o material em espiritual.
Da mesma forma, você também poderá equilibrar as 4 funções da consciência: a sensação (terra), o sentimento (água), o pensamento (ar) e a intuição(fogo) em função de algo maior. Isso lhe permite ser uma grande curadora de corpos e almas. Você tem total condições de ter poder pessoal, não no sentido de explorar os demais e sim de criar sua própria realidade de forma deliberada, persuadir, transformar o meio e as situações.
Se você olhar bem para a sua vida, de forma clara, notará que tudo o que desejou até agora se tivesse se realizado você estaria acabada.
Dragão:
Mercúrio alquímico e também a matéria com a qual o trabalho começa. É a forma inicial de Mercúrio, nosso velho filho de Saturno. O Dragão se manifesta em toda a Obra, manchando as paredes do VASO que contém o REBIS com cores, é venenoso para a Pedra, mas necessário para a vida do complexo. Por Dragão, o antimônio foi designado na Spagyria medieval, assim como o lobo cinzento, pela propriedade de comer todos os metais que estavam ligados a esse metal.
E aí? Como estão os elementos em você?
Sendo assim, acredita-se que a Sagrada Alquimia tem aqui o poder de transmutar situações negativas em positivas por meio dos nossos pensamentos e principalmente da nossa imaginação. Para isso, sempre que algum pensamento negativo lhe vier à mente o altere para outro positivo.
Como exemplo, ao invés de falar “não consigo”, “sou incapaz”, “não mereço”, altere esses pensamentos para “eu sou capaz”, “mereço muito e tudo”. Trabalhe com a sua imaginação, esse é um ponto alto da alquimia. Liberte a sua imaginação. Dê asas a ela. E com o tempo você verá o quão significativas podem ser essas mudanças em sua vida, não somente em seus pensamentos, você começará a alcançar coisas no mundo físico, ainda mais poderosas e que sempre quis ter.
Dessa maneira, os alquimistas acreditam que se um homem trabalha nesse mundo aqui, físico, mas, com sua intenção de trabalhar no mundo mais elevado, o que ele fizer aqui, então, fará nos 2 mundos – qualquer trabalho físico feito no mundo manifesto, no mundo físico da matéria, mas com a intenção de unir os 2 mundos, manifesto e não-manifesto, vai gerar efeito nos dois mundos. É importante que você entenda isso. Exemplo: o boneco de vodu.
E você pode perceber a alquimia nos seres primitivos, nos homens das cavernas, nos homens pré-históricos, que pintavam os animais dentro de cavernas. Até eles conheciam os princípios da Alquimia.
Conta-se que uma das coisas mais complexas, é entender porque esses homens entravam em locais absurdamente muito estreitos, uma parede quase que comprimida contra a outra, e ainda, faziam pinturas de suas caças – minuciosamente desenhavam as suas caças, eles acreditavam que ao fazê-lo com toda a concentração, de alguma maneira eles já tinham dominado as suas caças – lei da atração. Quando chegavam nos campos no dia seguinte, as caças estavam lá, quase que hipnotizadas.
Contudo perceba então, a capacidade do ser humano de conectar esses 2 mundos, manifesto e não-manifesto. O homem possui um dom especial que é a imaginação e a vontade.
Portanto, você é capaz de trabalhar com um objeto concreto, nesse mundo físico, e, aquilo que ele realmente simboliza no mundo espiritual também vai estar sendo trabalhado, através dessa sua intenção – que une imaginação e vontade.
A alquimia é muito mais além do que simplesmente uma operação química.
Com isso, ao identificar tipos de pensamentos negativos, pense em mantras e frases positivas opostas e sempre que uma frase negativa vier em sua mente repita logo a seguir a frase positiva diversas vezes. Não deixe de repetir, repetir e novamente repetir até que você tenha certeza de que aquilo que foi dito de negativo não é a verdade da sua vida.
Desse modo, você fará uma poderosa reprogramação mental e conseguirá ter em mente que coisas positivas existem em sua vida.
Assim você verá que haverá uma verdadeira mudança em você e nas coisas ao seu redor, uma vez que não estará mais embebida em energias negativas.
Ao longo deste texto disse que a Alquimia Sagrada é um importante conhecimento que começou a ser estudado na Idade média. Mostrei que apesar de atualmente a alquimia não ser considerada mais uma ciência, ela ainda é necessária por ser considerada a “mãe” de todas as ciências. Por fim, mostrei como aplicar esse importante conhecimento em sua vida.
Gostou de entender mais sobre o tema? Então não deixe de acessar outros textos do site!