Tempo de leitura: 9 minutos
Você já sabe o que é sombras? Todo ser humano é luz e sombra. O psicólogo C. G. Jung descreveu como os indivíduos e as culturas têm sombras – qualidades que são julgadas inaceitáveis e, portanto, são ocultadas e negadas. As pessoas não querem reconhecer a própria sombra, nem para si mesmas, e por isso frequentemente a projetam sobre os outros, vendo os outros como o problema. Você já sabe como aceitar as suas sombras?
Nunca deixe o mal permear o seu ser.
Nunca deixe “as maldades do mundo” permear o seu ser. Nunca deixe que as falas malévolas permeiem o seu ser ou saem da sua boca.
Pense!
Suas falas podem ser enormemente prejudiciais a alguém.
Como nossas falas podem ser prejudiciais?
Você dizer a alguém, que ela é de um jeito, mas na verdade, ela não é. É você que é desse jeito e projeta no outro aquilo de sombrio que você se recusa a enxergar em você.
Entenda que se você ficar repetindo, repetindo e repetindo para alguma pessoa que ela é algo ruim, irá chegar a um ponto, em que a pessoa não consegue mais resistir àquilo e aquilo passará ser verdadeiro para ela e ela agirá assim.
Por exemplo, você diz muitas vezes:
– “você é preguiçosa.”
Com o passar do tempo a pessoa começa realmente a assimilar que ela é preguiçosa. Ela toma aquilo que você diz como verdade, fica triste, estressada, às vezes deprimida e se comporta e assume que é preguiçosa. Você pode ter colocado um defeito no outro que é seu, sombra sua.
A habilidade de enxergar o “Grande Quadro” da vida é uma das coisas fundamentais que todo ser deve cultivar a vida inteira. É preciso se dispor a enxergar.
Querer enxergar custe o que custar.
A vida se passa, como se passa um filme em uma tela de cinema, é como um “Grande Quadro”. Você precisa enxergar com os seus olhos físicos bem abertos e também com os seus olhos da alma, com a sua essência pura vinda de Deus!
Enxergue o outro e você!
Saiba que enxergar a vida envolve clareza mental e a disposição de pensar com calma analisando todas as variáveis envolvidas. Isso parece banal, mas não é.
É preciso identificar quais são as variáveis com sensibilidade também.
Ter sensibilidade é fundamental!
Mas normalmente nem se sabe que algumas variáveis existem. Mesmo quando se sabe sobre todas as variáveis ainda aparecem os “Cisnes Negros” (eventos imprevisíveis). Enxergar as variáveis exige a disposição de abrir a mente a outras possibilidades, de expandir a visão de mundo totalmente, de entender economia, sociologia, política, psicologia, mitologia, antropologia, espiritualidade, metafísica, física, etc. É um conhecimento abrangente de como funciona o mundo. Sem tabus e preconceitos.
Enxergar o “Grande Quadro”, enxergar a “tela de cinema” a qual a vida acontece, é uma epifania que nos transforma instantaneamente. É o insight que muda toda a visão de mundo num instante. É a magia que nos transforma e muda tudo num instante.
Não Machuque os Outros
Talvez, você externe as suas próprias sombras de forma completamente negativa, deprimindo a outra pessoa, jogando o defeito na outra pessoa e assim a colocando para baixo.
Compreenda aqui, que na sombra escondemos algo, que para enxergar precisa chegar bem pertinho. Simbolicamente, a sombra e a escuridão se referem ao nosso inconsciente. Tudo aquilo que é incontrolável, incompreensível e até mesmo assustador para a nossa consciência, permanece escondido na sombra do inconsciente.
Mas nunca poderemos acabar com nossas sombras e nem podemos escondê-las de nós mesmas e dos outros embaixo do tapete.
Portanto, para conseguir ter uma vida em mais harmonia e menos estressante, uma vida mais íntegra, a qual você consegue integrar o consciente com o subconsciente, mental e psíquico, você deve aprender a caminhar lado a lado com as suas sombras e não negá-las. Você precisa aprender a viver com elas.
É necessário você não fugir do mal que há em você, e reconhecer que você possui um defeito, começar a lidar com ele, começar a conviver com ele para superá-lo.
Caminhe com suas Sombras
Quando você faz as pazes com o mal que existe em você há uma Grande transformação no mundo. Então, eu não luto contra as minhas sombras, eu as compreendo, eu me cuido e me transformo. Você não pode se esconder e ver só aquilo que é bonitinho em você e no mundo.
Você precisa olhar de verdade para o sombrio que existe no mundo e que existe em você mesma. E simplesmente ver que essas coisas existem. Veja as coisas mais sombrias de você mesma – olhe.
Só assim vai conseguir transmutá-las.
Primeiro siga a sua intuição e você terá cada vez mais consciência.
A consciência é a capacidade de perceber, de analisar, de interpretar corretamente os dados que o cérebro recebe dos sentidos e da intuição.
A intuição é uma “voz suave” que fala no mais íntimo de nós. Uma voz constante que nunca cessa. Emerge de Deus e chega na nossa consciência.
Se a intuição não for racionalizada pelo ego, não for distorcida, ela é uma fonte inesgotável de sabedoria. Sentimos um sinal visceral de que algo não dará certo ou dará, de qual caminho seguir, que cuidados tomar, que investimento fazer ou não, em suma de tomar qualquer decisão. A intuição está disponível para todas as pessoas o tempo todo e se juntá-la com a sua sombra ela pode ser imbatível. É uma fonte de novas ideias. Ela faz com que evitemos as perdas e maximizemos os nossos ganhos. Ganhos psíquicos, sociais, emocionais, físicos, econômicos, etc. E a intuição é um jogo de ganha/ganha. Qualquer jogo que tenha ganha/perde não é uma intuição. É fruto do ego.
O Potencial Oculto do Nosso Lado Sombrio
Toda vez que se fala nesta terminologia “Sombra”, parece que estamos falando dos negativos, e não é assim, estamos falando de um fenômeno, de uma questão psicológica de todo o ser.
Tudo que é desagradável; preconceito, tabu, ciúme, inveja, medos, raiva, ressentimento, ódio. Qualquer coisa que o ego não queira se conscientizar, de sentir aquilo, um trauma, qualquer coisa, qualquer sentimento, qualquer crença que seja reprimida, isto é, jogada para o inconsciente, o ego joga para o inconsciente e não mantêm no consciente, e muitas vezes, isto nem chega ao consciente, porque já é parada em uma instancia inferior.
A repressão já é total e absoluta, todas estas coisas vão para um inconsciente, existem vários tipos de inconsciente, mas não é o caso agora de se falar disso, e lá ficam armazenadas, pra este conjunto de repressões, deu-se o nome de sombra.
A sombra pessoal, é o que a pessoa reprimi, tem a sombra familiar, a sombra coletiva, a sombra planetária, e assim por diante, analisaremos cada uma no seu devido tempo, por enquanto, estamos na sombra pessoal.
Vejo muito as pessoas confundirem a expressão sombra com defeito
Mas entenda…
Se a pessoa já sabe que ela possui um defeito, um erro… esse defeito, não é uma sombra… já está na luz, porque a pessoa já sabe que possui.
Mas, pense bem, esse defeito poderá voltar a ser sombra se ela se recusar a corrigi-lo.Sombra significa aquilo que a gente não sabe, nem sobre a gente mesmo, nem sobre o mundo.
Sombra: É o que você não enxerga, aquilo que você não enxerga de você mesmo, não enxerga do outro, não enxerga do mundo. Seria uma falta de compreensão, é o não conseguir enxergar a situação no Todo.
Por exemplo, se você sabe que costuma se estressar com facilidade, comemore e comemore muito.Esse seu “erro”, vamos dizer assim, já se tornou uma Luz para você, agora basta você se corrigir. Sombra é aquilo que a gente NÃO sabe que não sabe.

Todos nós temos lados desconhecidos que, ao negá-los, podem se transformar em verdadeiros infernos internos. Esses lados não reconhecidos de nós arruínam nossos projetos e realizações nos momentos menos esperados. Conhecê-los e transformá-los se torna uma tarefa fundamental para alcançar o bem-estar de nossa mente e corpo.
A melhor maneira de lidar com sua sombra é aceitá-la, entender que ela existe, compreender o sentimento que ela te traz e deixá-la ir embora quando for. Você de entender como aceitar as suas sombras.
Mas caso, algum dia, sua sombra aparecer novamente em sua mente, em seus pensamentos, nunca coloque”força” para que ela se vá.
Apenas utilize ela para impulsionar pensamentos e atitudes positivas, tente pensar em como fazer dela algo positivo em você. Tente aprender com ela, tente crescer com a sua sombra, com todas elas.
Se não se ocupar com elas, elas se ocuparão com você. Se resistir, elas persistirão em dominar você, persistirão dominar o seu lado emocional e te deixarão “louca”, descontrolada emocionalmente.
Perdoe e liberte-se!
O perdão deve chegar ao seu coração antes de chegar na mente. Você não consegue seguir em frente se não perdoar.
Tente começar perdoando a si mesma, por sentir seja lá o que for, por ter medo, por ter traumas, por se esconder, por se calar e não ser perfeita.
Você tem uma luz, que é sua essência pura vinda de Deus e que é cheia de amor, aceite.
Perceba que tudo em sua vida é uma oportunidade de crescimento!