Tempo de leitura: 2 minutos
Ao criar o budismo, Siddharta Gautama estabeleceu 4 nobres verdades segundo o Budismo. Essas são extremamente preciosas e afirmações tão delicadas que somente os seres sagrados a entendem. Por essa razão elas são denominadas “nobres”.
Quer entender mais sobre o tema? Neste texto explicarei tudo para você! Confira mais a seguir:
As 4 nobres verdades segundo o Budismo
As 4 nobres verdades segundo o Budismos são as seguintes:
- A natureza do sofrimento
“(..) esta é a nobre verdade do sofrimento: nascimento é sofrimento, envelhecimento é sofrimento, enfermidade é sofrimento, morte é sofrimento; tristeza, lamentação, dor, angústia e desespero são sofrimentos; a união com aquilo que é desprazeroso é sofrimento; a separação daquilo que é prazeroso é sofrimento; não obter o que queremos é sofrimento; em resumo, os cinco agregados influenciados pelo apego são sofrimento. (..)”
- A origem do sofrimento
“(..) esta é a nobre verdade da origem do sofrimento: é este desejo que conduz a uma renovada existência, acompanhado pela cobiça e pelo prazer, buscando o prazer aqui e ali; isto é, o desejo pelos prazeres sensuais, o desejo por ser/existir, o desejo por não ser/existir. (…)”
- A cessação do sofrimento
“(..) esta é a nobre verdade da cessação do sofrimento: é o desaparecimento e cessação sem deixar vestígios daquele mesmo desejo, o abandono e renúncia a ele, a libertação dele, a independência dele.(…)” Significado de cada uma das 4 nobres verdades segundo o Budismo.
- O caminho para a cessação do sofrimento
“(..) esta é a nobre verdade do caminho que conduz à cessação do sofrimento: é este Nobre Caminho Óctuplo: entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ação correta, modo de vida correto, esforço correto, atenção plena correta, concentração correta. (…)”
Significado profundo das 4 nobres verdades segundo o Budismo
Como você pode ver, existem quatro nobres verdades segundo o Budismo. Para entender cada uma é preciso ler e atentar-se com muito cuidado para cada uma e entender como ela se aplica em sua vida. Essa não é definitivamente uma tarefa fácil, entretanto é preciso que você entenda cada uma como puder para então garantir menos estresse em sua vida.
Além disso, é preciso ter em mente que a palavra “sofrimento” contida em cada uma das quatro verdades é traduzida do sânscrito dukkha e pode ser interpretada também como “insatisfação”, termo mais adequado para a compreensão.
Ao longo deste texto mostrei quais são as 4 nobres verdades segundo o Budismo. Disse que essas são afirmações valiosas e que devem ser estudadas por você.
Gostou de entender mais sobre o tema? Então veja o texto Qual a diferença entre o budismo tibetano e o zen budismo?