Tempo de leitura: 3 minutos
Segundo o professor de astronomia da Universidade Johns Hopkins, a consciência cria a realidade ao nosso redor. Sendo assim, se a realidade pode ser alterada por aquilo que pensamos, certamente não precisamos nos preocupar e nos estressar.
Quer entender mais sobre o tema? Neste texto explicarei tudo para você! Apresentarei o conceito de consciência e explicarei como ela tem o poder de criar a realidade ao nosso redor. Posteriormente, direi por que não devemos nos estressar. Confira mais a seguir:
O que é consciência?
Segundo o dicionário, podemos definir a consciência da seguinte forma:
“Sentimento ou conhecimento que permite ao ser humano vivenciar, experimentar ou compreender aspectos ou a totalidade de seu mundo interior.”
Dessa maneira, podemos dizer que a consciência engloba uma série de fatores. Isso porque ele nos ajuda a perceber o mundo ao nosso redor, nossos pensamentos, intenções e tudo o que nos diz respeito.
Assim, surgiu a afirmação de que “a consciência cria a realidade”. A partir daí podemos questionar: é possível criar qualquer realidade? Podemos atrair para nossas vidas aquilo que queremos? Como fazer isso?
Apesar de essas não serem perguntas fáceis de serem respondidas é fato que há sim relação direta entre o nosso mundo físico e a consciência. Uma das afirmações mais famosas sobre o assunto é a seguinte:
“Como observadores, estamos pessoalmente envolvidos com a criação da nossa própria realidade.”
Experiência da fenda dupla
Um estudo que está diretamente ligado com a criação da realidade por meio da consciência é o experimento da fenda dupla quântica. Esse experimento é usado diversas vezes para comprovar a teoria, neste experimento um sistema óptico de dupla fenda é usado para testar a consciência e o colapso da função de onda quântica.
Ele constatou que os fatores que são relacionados a consciência estão significativamente associados as perturbações no padrão de interferência da dupla fenda. Além desse estudo, existem ainda outros que comprovam que a consciência tem alteração significativa na realidade.
A consciência e o estresse
Veja a seguinte frase de Buda:
“Nós somos o que pensamos, tudo o que somos surge com nossos pensamentos, com nossos pensamentos fazemos o mundo.”
Desse modo, conseguimos entender como a consciência pode ser também fator decisivo para que possamos manter a calma, sem nos estressarmos com o que acontece ao nosso redor.
Isso porque, ao entender que na verdade nossos pensamentos são os responsáveis por alterar a forma como conseguimos ver o mundo conseguimos os manejar como mais facilidade.
Como alterar seus pensamentos
Sendo assim, quando uma situação ruim nos é apresentada, podemos dizer que é nossa escolha nos estressamos ou não com aquilo que nos é colocada. Isso porque nossos pensamentos podem não fazer com que o outro mude, mas com certeza eles alteram a forma como nos posicionamos e assim como conseguimos manejar aquela situação em nossa vida.
Como exemplo, quando alguém é extremamente grosseiro conosco e nos trata muito mal. Mesmo não conseguindo alterar somente com nossos pensamentos a realidade, podemos alterar a forma como pensamos e agimos, não nos colocando como vítimas da situação e assim mostrando que não estamos de acordo com o que nos foi dito.
Ao longo deste texto mostrei como a consciência pode ser entendida como a forma que percebemos o mundo, os nossos próprios pensamentos, tudo o que nos cerca. Dessa forma, quando afirmamos que ela é a responsável pela construção da nossa realidade conseguimos perceber o quanto ela é poderosa. Além disso, mostrei qual a sua relação com o estresse.
Gostou de entender mais sobre o tema? Então não deixe de acessar outros textos disponíveis no site!