Tempo de leitura: 3 minutos
Apesar de muitas pessoas confundirem, existe muita diferença entre o budismo tibetano e o zen budismo. Isso porque, apesar de ambas as correntes terem as mesmas raízes, elas surgiram em momentos distintos e com objetivos principais separados.
Quer entender mais sobre o assunto? Neste texto explicarei tudo para você! Primeiramente, apresentarei quais as principais diferenças entre o budismo tibetano e o zen budismo, posteriormente, mostrarei mais especificamente as características de cada uma.
Diferença entre o budismo tibetano e o zen budismo
Apesar de ambos terem raízes parecidas, existe grande diferença entre o budismo tibetano e o zen budismo. Enquanto o Zen Budismo tem origem na China e está estabelecido no Templo Shaolin o Budismo tibetano nasceu na Índia e somente depois se espalhou pela Rússia e China.
Além disso é importante destacar que enquanto o budismo tibetano é uma associação de crenças e pensamentos religiosos budistas, o zen budismo tem como foco a meditação para que a pessoa possa atingir a iluminação e autorrealização.
Veja a seguir mais detalhes sobre cada um para entender melhor a diferença:
Budismo tibetano
O budismo tibetano é uma vertente do budismo conhecido por ter caráter mais místico. Conhecido também como vajrayana ou Iamaísmo, o budismo tibetano tem como percursor os pensamentos de Mahayana ou Maaiana.
Além disso, ele é caracterizado pelo exercício aprimorado das meditações, que podem ser feitas em grandes rituais, desde a leitura de textos litúrgicos, como também a estimulação de visões mentais em conjunto com instrumentos musicais.
Outra característica muito presente nessa vertente é que ela tem forte ligação com o mundo das artes. Por isso, o budismo tibetano é sempre reproduzido em pinturas, esculturas e outras artes. Um dos maiores representantes da vertente é o Dalai Lama, entretanto existem algumas outras pessoas que também tornaram a vertente conhecida. Elas são:
- Kagyu;
- Gelug;
- Nyingma;
- Sakya.
Zen budismo
“Zen Budismo se caracteriza pela prática da meditação sentada (zazen) e da necessidade da experiência mística para a libertação. Esta libertação não é apenas individual, mas inclui todos os seres, toda a vida do multiverso.”
– Monja Coen
Enquanto o budismo tibetano está localizado na região autônoma do Tibete, o Zen budismo foi levado por Bodidarma para a China no século VI d.C. O mestre tinha como grande feito sua capacidade de passar horas ininterruptas meditando. Por essa razão, a prática é extremamente relevante na vertente.
Sendo assim, os ensinamentos de Bodidarma tem como foco fazer com que os praticantes atinjam sua iluminação máxima. Por essa razão, a verdade é acessível e está na vida cotidiana, não em ensinamentos e representações que afastam a realidade da pessoa de sua prática. Assim, podemos dizer que a iluminação já está presente em cada um, ela somente precisa ser descoberta e lapidada.
Desse modo, o Zen, tal como o conhecemos hoje, ele só foi possível devido à forte influência que o Budismo na China sofreu do taoismo. Para alguns estudiosos, o zen é uma síntese dessas duas correntes de pensamento (Budismo e Taoismo).
Ao longo deste texto disse que há diferença entre o budismo tibetano e o zen budismo. Isso porque enquanto o budismo tibetano é a associação de várias crenças e pensamentos religiosos budistas, o zen budismo tem como foco o conhecimento da natureza da própria mente da pessoa.
Gostou de entender mais sobre o tema? Que tal conferir minhas recomendações para transformar a meditação um hábito? Veja o texto 5 dicas para tornar a meditação um hábito e alcançar sua autocura!