O que é Ayurveda? Veja um Guia Prático de Autocura

Tempo de leitura: 3 minutos

A Ayurveda é um milenar sistema de saúde proveniente da Índia. Com o objetivo de restabelecer o bem-estar emocional e físico, ela se popularizou no Brasil somente em 1980 e hoje tem inúmeros adeptos da prática em nosso país e no mundo.

Quer entender mais sobre o tema? Então não deixe de continuar acompanhando o texto! Direi primeiramente em que consiste esse sistema de saúde e como ele é colocado em prática pelos adeptos. Confira a seguir:

O que é a Ayurveda?

Antes de mais nada explicarei o que é a Ayurveda. A palavra é originada do sânscrito e significa “ciência da vida”. De acordo com estudos, ela existe por cerca de 5 anos e surgiu entre o Paquistão e a Índia.

Diferente da nossa medicina ocidental, o foco dessa milenar terapia não é a cura somente do corpo, mas a harmonia entre alma, mente e corpo. Dessa forma, ela tem como finalidade manter o equilíbrio do individuo consigo mesmo, com a natureza e outros seres.

Assim, ela parte de cinco fundamentais elementos: ar, fogo, terra, água e éter (ou espaço). Os terapeutas e estudiosos dessa arte estudam profundamente esses cinco elementos e sua interferência nas pessoas. Assim a terapia passa a observar que as energias fazem parte de um macrocosmo em que nós, seres humanos, fazemos parte como um microcosmo.

Justamente por esse motivo a Ayurveda trabalha com doshas. Esses são os nossos humores biológicos e substâncias que permeiam a nossa existência. Existem 3 doshas que se manifestam por meio da combinação de 2 dos 5 elementos:

  • Kapha: água e terra, ligado às funções estrutural e de lubrificação.
  • Vata: éter e ar, ligado às funções excretória e nervosa. 
  • Dosha Pitta: fogo e água, ligado às funções metabólica e digestiva.

Como a Ayurveda é colocada em prática?

Agora que você já sabe o que é a Ayurveda veja como a colocar em prática em sua rotina:

  • Alimentação – a alimentação deve sempre seguir o seu dosha. Aqui deve-se levar em conta as características de cada indivíduo, para a escolha certa dos alimentos. Além disso, deve-se também considerar quais os alimentos produzidos na sua região de acordo com a estação.
  • Plantas medicinais – o uso de plantas medicinais por meio da fitoterapia aqui é primordial. Normalmente são usadas ervas e raízes cujas propriedade são conhecidas há séculos e que, atualmente, podem ser encontradas em formato de cápsulas, xaropes e chás.
  • Terapias – a meditação, a cromoterapia e a aromaterapia são contempladas dentro dessa arte milenar com o propósito de reequilibrar as energias não somente físicas do corpo, também realinhar os propósitos de vida da pessoa.
  • Purificações – por fim, as purificações são essenciais para que os doshas possam se equilibrar. Por isso, limpezas respiratórias e de intestino são sempre realizadas aqui.

Ao longo deste texto disse que a Ayurveda é uma poderosa terapia milenar indiana que tem como princípio o reequilíbrio das energias para cura psicológica e física. Disse que ela é indicada para quem de fato deseja viver uma vida mais equilibrada. Por fim, mostrei como a colocar em prática em sua vida.

Gostou de entender mais sobre o tema? Então não deixe de acessar outros textos disponíveis no site!

Você Gostou? Por Favor Compartilhe!