Pomba-gira: Quem são na realidade?

Pomba-gira: Quem são na realidade?

Tempo de leitura: 5 minutos

Temida por quem não conhece a fundo sua origem, a pomba-gira é uma entidade trabalhada nas religiões de matriz africana que permitem aflorar o feminino que há em nós com excelência. Por isso, todos deveríamos, senão cultuá-las, conhecer a natureza dessas poderosas conselheiras.

“Quando as cultuamos, estamos resgatando nossas ancestrais femininas, que em sua maioria foram julgadas e mortas por simplesmente serem mulheres. O culto à Pomba Gira é o resgate do mais Sagrado Feminino que existe, mesmo em tempos modernos. Cultuá-las significa honrar nossa história e a alma feminina que habita em cada um de nós”

Você pode pedir proteção para pomba-gira

Com a ascensão da Umbanda, esses espíritos se viram capazes de trabalhar em terra a fim de buscar sua evolução e ajudar as pessoas, principalmente aquelas que estavam precisando de dinheiro, amor e liberdade. Crenças machistas da época, porém, fizeram com que essas entidades fossem reprimidas conforme apareciam nos cultos.

As gargalhadas, os batons escuros, a liberdade de expressão corporal e a espontaneidade de falar o que era necessário assustavam quem estava acostumado a colocar a mulher em um lugar de silêncio e até mesmo de castidade. “Elas falavam sobre colocar para fora a essência feminina.”

Além disso, uma mulher tocada por uma pomba-gira jamais volta a ser submissa. 

Maria Padilha 

Dentro da igreja onde Maria Padilha se casou secretamente com Dom Pedro na Espanha, existe os restos mortais de muitos santos da igreja católica, por isso, que essa igreja sempre permanece trancada. 

Na Espanha a Maria Padilha, hoje considerada a sedutora e a feiticeira pomba-gira, é muito respeitada, foi eternizada como rainha.  O reinado de Dom Pedro I de Castela foi muito justo devido a influência de Padilha, que sempre fez muita questão de ajudar muitas pessoas.

A Mãe de Dom Pedro era contra o casamento de Padilha com seu filho, porque Dom Pedro já estava comprometido a se casar com uma princesa da Corte. 

Maria Padilha teve que abandonar Dom Pedro, seu grande amor e viver num mosteiro. Então Maria Padilha montou um convento das irmãs carmelitas onde abrigava também mulheres fugidas e que se escondiam da Santa Inquisição, abrigava mulheres consideradas modernas para sua época, que não aceitavam ser submissas e outras eram as curandeiras, as parteiras.

Conta-se que Maria Padilha gostava muito dos jardins do Palácio de Dom Pedro onde passava considerável parte do seu tempo. E Padilha é muito cultuada para feminilidade e para o amor, conhecida como grande conselheira, costuma atuar em relacionamentos mal resolvidos, em aberturas de caminho, auxílio para empregos e mais. Não se sabe ao certo quando apareceu pela primeira vez a entidade Maria Padilha, tão pouco quem foi seu primeiro médium. 

Deixe o seu preconceito de lado

Vamos entender o que é preconceito? Qualquer opinião ou sentimento concebido sem exame crítico. Sentimento hostil, assumido em consequência da generalização apressada de uma experiência pessoal ou imposta pelo meio, intolerância.

Quem são as pomba-giras na realidade?

As pomba-giras na maioria das vezes são popularmente conhecidas como entidades representada por uma mulher sensual, vulgar e ligada ao demônio. Mas isso nada tem a ver com as pomba-gira.

Na realidade elas simbolizam uma mulher liberada da submissão, liberada das convenções sociais e do recato impostos ao sexo feminino por uma sociedade patriarcal.  Elas representam uma mulher sempre a frente do seu tempo.

Elas atuam como verdadeiras psicólogas.  São divindades e guardiãs que ensinam os humanos a descobrir o que é:  o verdadeiro amor. Elas são as guardiãs do interior de Deus. E possuem também muita luz de Deus.  Elas são mágicas. E nunca são e nunca foram seres demoníacos. 

A pomba-gira representa as mulheres liberadas da submissão 

Todos nós já sabemos que a sociedade machista- homens e mulheres- quer que a mulher seja submissa.

A sociedade novamente escancarando o medo que sente por uma mulher livre que sabe muito bem o que ela quer, então surge esse preconceito com uma entidade feminina. 

Alguns dizem até que é uma entidade demoníaca. Mas entenda uma coisa aqui: a maldade mora dentro das pessoas, dentro do ser humano. Não existe um demônio que cochicha no seu ouvido para você praticar maldades. Existe o seu livre arbítrio, o mal nasce dentro das suas atitudes. 

A pomba-gira costuma dar gargalhadas altas para afastar espíritos malignos e tirar do ambiente energias negativas. Se ela fumar, com certeza a fumaça é para retirar todo o negativo do ambiente.

As roupas decotadas que possa expor o corpo, pactos, vulgaridade, promiscuidade, palavrões, dar presentes utensílios ou acessórios isso não é e nunca foi para pomba-gira. A pomba-gira é mulher muito elegantes, fala muito baixo. Não é escandalosa, nem vulgar.

Caso uma mulher tiver comportamento vulgar e dizer que a presença de alguma pomba-gira, isso é uma mentira. Com certeza essa mulher deve estar com um espírito mau, zombeteiro perto dela. 

Geralmente em suas vidas passadas foram rainhas ou não estavam satisfeitas com o desrespeito que muitos tratavam as mulheres antigamente. Elas são totalmente contrárias às traições, infidelidade, maldades, mesquinharias e qualquer tipo de comportamentos de pequenez. 

Uma pomba-gira sempre quer que você tenha uma vida extraordinária, por isso ela te ensina ter autossuficiência.  Ela representa o “empoderamento Sagrado da mulher”. Ela vai ajudar você simplesmente pelo seu coração e pela sua gratidão e nunca por conta de algum tipo de pacto.

Todas as pombas giras são mágicas, são bruxas

Guarde isso porque é realmente importante:

_”se os seus sonhos são de Deus, sua vida também é de Deus.”

Eu simpatizo muito com a umbanda e com o povo cigano.  A umbanda é uma religião.

Você Gostou? Por Favor Compartilhe!