Tempo de leitura: 5 minutos
Como já disse em meu texto “Sagrado Feminino: Um encontro com a mulher selvagem”, as mulheres que acessam o seu sagrado estão em sintonia com elas mesmas, com a natureza e com a máxima potência feminina.
Atualmente, muitos falam sobre o Sagrado Feminino e o associam diretamente ao Feminismo, justamente porque ambos tem pontos parecidos, porém é importante lembrar que eles são muito diferentes. Quer entender essa diferença? Veja mais sobre o tema a seguir.
O que é Feminismo?
Antes de começar a apresentar as semelhanças e diferenças entre o Sagrado Feminino e o Feminismo, preciso antes explicar o que é o Feminismo. Para isso, lembro que nossa sociedade foi construída com base na ideologia de que os homens são superiores as mulheres. Desde sempre, são os homens que são colocados como superiores, de forma até mesmo violenta.
Para tentar colocar as mulheres em igualdade com homens, surgiu o feminismo. Esse movimento busca alterar as estruturas patriarcais da sociedade e, assim, fazer com que as mulheres sejam colocadas como iguais aos homens. São muitas as vertentes do feminismo, desde as mais liberais como também as mais radicais.
Entenda que como resultado do movimento Feminista, a vida de milhões de mulheres de todas as classes, raças, grupos étnicos e campos profissionais – mudou de maneira positiva. Hoje em dia, é mais provável que as mulheres tenham uma carreira bem-sucedida; que ocupem cargos políticos; que sejam levadas a sério pela família, os amigos e colegas de trabalho; e mesmo que tenham vida sexual mais gratificante do que antes do movimento.
Contudo nunca precisaremos ser uma feminista furiosa e estressada queimadora de sutiãs.
O que é o Sagrado Feminino?
Após explicar o que é o Feminismo, agora explicarei o que é o Sagrado Feminino. Com disse anteriormente, o Sagrado Feminino é mais que apenas um movimento, ele é inerente a qualquer mulher, que apenas precisa acessar o seu interior para o libertar.
O Sagrado Feminino tem como objetivo fazer com que a mulher se conecte com ela mesma, com sua vida, com seu interior. Assim, ele busca fazer com que a mulher saiba qual a sua real força. Para isso, ela precisa acessar o que há de mais Sagrado em seu interior, precisa entender suas dores, suas dificuldades e, desse modo, entender que é um ser complexo que precisa ser olhado, admirado, lapidado com atenção e carinho.
” Dar o coração para uma nova criação, para uma nova vida…é uma descida ao reino dos sentimentos. Pode ser difícil, especialmente se estiver ferido…No entanto, ele existe para ser tocado, para dar vida plena…”
Com essa frase de Clarissa Pinkola Estes destaco que a descoberta do Sagrado Feminino, por mais dolorida que seja, é extremamente benéfica. Isso porque ela revela uma mulher forte, uma pessoa inteiramente forte e livre. Apesar das dores, a mulher que acessa o seu Sagrado Feminino é também uma mulher forte selvagem, que busca o seu Eu, está repleta de si e transforma o mundo ao seu redor por meio de sua força e potência.
Qual as semelhanças e diferenças entre Sagrado Feminino e Feminismo?
Agora que você já entendeu o que é o Sagrado e o Feminismo, veja quais são as diferenças entre ambos. Como ponto de semelhança fica evidente que ambos buscam a ideia de que as mulheres são fortes e podem, quando livres, realizar diversas coisas, sem serem submissas ao homem.
Entretanto, é preciso enfatizar que o Sagrado Feminino é algo bem mais INTERNO que o Feminismo. Isso porque ele busca o entendimento da mulher em conexão com a natureza, com seus pares, com sua própria história. Dessa maneira, o feminismo ao contrário, é um movimento que busca a igualdade, que busca a reivindicação dos direitos femininos na esfera pública e privada.
Entenda que você deve ser um mago, você deve ser uma bruxa selvagem. Se transforme em uma bruxa selvagem.
E qualquer ferramenta da terra, do fogo, da água, do ar serve ao mago para que ele possa realizar algo. O mago entende que a vida, que toda a existência, toda a jornada do herói é leve, é quase um jogo. O mago entende que ele deve levar a vida com a leveza de um jogo, como se fosse uma brincadeira. Essa é a ideia que faz com que ele consiga abstrair das coisas mundanas para se conectar com o Divino. E essa é toda a magia.
O mago lhe diz:
_”Olha aproveite qualquer ferramenta, a magia é livre, é libertadora. E a sua vida tem que ser quase como um jogo. A vida precisa ser divertida. E a magia é algo que vai te trazer leveza de viver.”
Entenda que a vida pode ser um jogo, você pode jogar com ela. E nesse jogo aprender quais são as regras do jogo.
Entenda que o que está em cima é como o que está em baixo. Ou seja, o que é Divino se manifesta no profano. E a ponte disso é você como um mago.
Quando o mago entende toda a magia do universo precisa colocar essa sabedoria em prática. O mago tem o poder de manifestar o que é Divino aqui na Terra.
Ao longo deste texto mostrei qual a diferença entre Sagrado Feminino e Feminismo. Disse que, enquanto o Feminismo é um movimento que prega a liberdade e igualdade da mulher, o Sagrado Feminino é uma filosofia de vida, algo muito mais profundo. Apesar dessa diferença, disse que ambos tem pontos em comum ao apresentar a força da mulher.
Gostou de entender mais sobre este tema? Então não deixe de continuar acompanhando o site!