Automutilação e Pensamentos Autodestrutivos

Tempo de leitura: 4 minutos

Os pensamentos autodestrutivos e a automutilação são resultado de uma sociedade doente, machucada pelas pressões, pela violência, pela incapacidade de empatia. Esses fazem com que muitos inocentes percam a vida, sozinhos, acreditando que não há que os ama e compreenda.

Por isso, sempre quando um adolescente ou jovem comete suicídio nós não devemos nunca dizer que ele foi fraco ou incapaz de aguentar a vida. A culpa nunca é de quem sofre, em nenhuma situação, por que neste caso as pessoas dizem que quem morreu foi o culpado? Veja mais sobre o tema a seguir.  

O que causa os sentimentos autodestrutivos e a automutilação?

Antes de mais nada gostaria de dizer que se você já percebeu que tinha sentimentos autodestrutivos e de alguma forma tentou se machucar, saiba que sofro por isso. Sofro porque sei que ninguém, em hipótese alguma, deveria passar por tal estresse e sofrimento a ponto de querer retirar a própria vida.

Com isso quero dizer que o que causa o estresse e a automutilação definitivamente não é a incapacidade de aguentar a vida, fraqueza ou quaisquer outras bobagens que a sociedade espalha acerca da depressão e do suicídio. O que causa isso é a opressão que você tem que lidar na vida.

Todos nós somos os responsáveis

Violência constante porque, muitas das pessoas que passam por esse sofrimento na verdade fariam qualquer coisa para serem aceitas como são, para serem amadas e não mais violentadas pela sociedade, pela família, pelos pais, pelos amigos, pelas redes sociais. Os pais, muitas vezes, não aprovam seus filhos como eles são de verdade. Violência porque a pessoa que sofre apenas queria ser escutada por alguém, compreendida, amada, minimamente validada.

Ao contrário, o que vemos são inúmeros jovens e adolescentes sofrendo por não conseguirem adaptar-se aos inúmeros padrões impostos pela sociedade, pelo mundo que insiste em dizer que todos deveriam ser iguais, ser regras e padrões,por um mundo que permite que os diferentes sofram e não somente isso, gostaria de que eles deixassem de existir.

Sendo assim, os diferentes são tratados como se não existissem ou são invalidados, esses tem sua existência violada a tal ponto que acreditam não pertencer a nenhuma parte, acreditam não possuir nada, não serem capazes de sobreviver em um local em que não importam.

Imagine o quão violento é viver assim? Tente se colocar no lugar do outro, tente imaginar o quanto de sofrimento alguém que julga não ser importante teve que suportar para chegar ao ponto de querer o seu próprio mal. Tenho certeza de que ninguém gostaria de sofrer dessa forma, sei que todo ser humano gostaria de viver plenamente sendo quem é, sem sofrer.

Como podemos amenizar essa questão?

Por isso digo que, individualmente, não conseguiremos lidar com a automutilação e os pensamentos autodestrutivos de forma que eles sejam completamente dissipados. Digo isso porque nossa sociedade, infelizmente, é extremamente violenta e permite diversas vezes a morte de pessoas que sofrem com o racismo, com o machismo, com a opressão contra os LGBT.

Porém, apesar de não conseguirmos eliminar totalmente essas violências, podemos amenizar essa situação, podemos ser mais empáticos com os que estão ao nosso redor. Podemos escutar as pessoas que chegam até nós sofrendo, podemos dizer que sua vida é importante e maior que qualquer sofrimento e violência que a sociedade pode impor.

Automutilação: Não se deixe dominar por esses sentimentos

Além disso, gostaria de dizer abertamente também que, se você passa ou passou por isso, quero que você consiga libertar-se desse sofrimento. Você não é nem deveria se considerar culpada por seu sofrimento, não deveria também passar por isso sozinha. Espero que você perceba o quão é importante, que seus sentimentos são válidos, enfim, que você existe e merece existir sendo você neste mundo. Espero que você busque pelo seu autoconhecimento. Espero que busque se fortalecer.

Ao longo deste texto mostramos que os sentimentos autodestrutivos e a automutilação não são e nunca deveriam ser considerados culpa da pessoa que comete suicídio. Dessa maneira, ninguém deveria ser violento consigo mesmo e se, se isso acontece é porque todos enquanto sociedade falhamos com as pessoas que sofrem apenas porque não podem ser quem realmente são. Posteriormente, mostramos como essa questão pode ser amenizada.

Gostou de entender mais sobre este tema? Então não deixe de acessar outros textos do site!

Você Gostou? Por Favor Compartilhe!