Tempo de leitura: 3 minutos
Quem nunca pensou demais antes de tomar uma decisão? Ou após o acontecimento de algo? Apesar de ser extremamente relevante refletir sobre o que nos cerca, é primordial também que não deixemos que nossa mente seja tomada por diversos pensamentos distorcidos acerca da realidade.
Quer entender mais sobre este tema? Neste texto direi quais são as consequências negativas de pensar demais. Mostrarei como equilibrar os pensamentos e entender quando eles são saudáveis ou não para você. Confira!
Por que pensar demais pode ser negativo? Veja 3 motivos!
Pensar demais pode ser extremamente negativo para você justamente por estes três motivos:
Culpa
Imagine o seguinte cenário: no passado, você precisou escolher entre dois cursos de graduação. O primeiro era o que você sempre quis, você sabia que aquela era a carreira dos seus sonhos. O segundo é o curso que todos os seus familiares fizeram, seus pais e irmãos estão todos trabalhando na mesma carreira.
Tomada pela vontade da sua família, você decide escolher o curso que todos fizeram. Agora, depois de formada, você não se sente nada bem na carreira. Sempre ao sair para trabalhar pensa que aquela decisão foi a errada e sabe que não está nada feliz com isso.
Todos os dias você sente culpa por aquilo que escolheu no passado. Sente a culpa por não ter escolhido você mesma e passa a sofrer todos os dias, sem conseguir ter forças para alterar a sua realidade, pois está mergulhada nas dores do passado.
Ansiedade
Agora imagine o segundo cenário, você deseja mudar de carreira. Sabe que existem diversas barreiras, que terá que estudar, buscar novos empregos, se especializar. Ao ver o tanto de barreiras que precisa superar, você não sabe como começar, não sabe se conseguirá e pensa diariamente que tudo é muito complicado. Assim você se sente sobrecarregada, ansiosa por algo que ainda nem aconteceu.
Paralisia em momentos importantes
Imagine então que você pensa demais no passado, pensa demais no futuro e o presente, como ele está? Você acaba por não conseguir o viver tranquilamente. Não consegue sair de seus pensamentos. Não consegue viver a realidade, pois está totalmente atrelada ao que passou e ainda pode acontecer.
Desse modo, sua vida passa e você cada vez mais se sente culpada por não conseguir deixar de pensar no passado, por ficar ansiosa pelo futuro, a vida passa e, assim, há a paralisa em um momento extremamente relevante da sua vida, o agora.
Como equilibrar a mente para pensar de forma mais saudável?
Por isso, para que você possa fazer com que esses pensamentos não engulam a sua rotina, a sua vida e trajetória o ideal é concentrar-se no presente. Apesar de ser muito difícil, não pensar demais nos erros do passado e não temer demais o presente pode tornar a sua vida muito mais tranquila.
Assim tente sempre pensar no agora, naquilo que você pode mudar hoje, sem medo de errar e sem se julgar pelo que já aconteceu. Somente desse modo você conseguirá viver livremente, sem se tornar escrava de seus próprios pensamentos.
Ao longo deste texto mostrei que pensar demais fará com que você sinta culpa por decisões tomadas no passado e que não podem ser alteradas, ansiedade por pensar demais no futuro e paralisia diante da tomada de decisões do presente. Desse modo, disse que você não conseguirá viver sua vida livremente, sem pensar demais nas consequências de tudo sempre. Por fim, mostrei como você pode equilibrar a sua mente para pensar de forma mais saudável.
Gostou de entender mais sobre este tema? Então não deixe de ler outros textos do site!