Tempo de leitura: 2 minutos
Provavelmente você já ouviu ou leu a sigla TEP. Essa Sigla significa transtorno de estresse pós-traumático. Mas o que pode causar transtorno de estresse pós traumático?
Esse é um problema relacionado com ansiedade e conflitos psicólogos. É uma condição perigosa para a saúde tanto física quanto mental de quem enfrenta esse problema. Por isso TUDO, TEP deve ser levado a sério e tratado com eficiência.
No texto abaixo vou falar sobre o que é, quais são os sintomas e o tratamento mais apropriado, veja!
O que é o Transtorno de Estresse Pós-Traumático?
Essa condição está associada a uma vertente da ansiedade que acontece depois de eventos traumáticos, fortes e intensos que o indivíduo presencia.
Ele consiste em gerar relações e ações intensas, disfuncionais e anormais na vida do afetado, trazendo malefícios em todos os aspectos, seja na arte profissional, pessoal e até amorosa.
O que Pode Causar Transtorno de Estresse Pós-Traumático?
São vários os eventos que podem fazer a pessoa desenvolver esse problema psicológico.
O principal motivo é eventos de risco de vida ou ferimentos graves como acidentes de carros, violência física ou sexual ou até diagnósticos de doenças, isso porque podem causar medo e angústia a longo prazo.
Vale ressaltar que a pessoa não precisa ser diretamente afetada, apenas precisa estar presenciando uma cena de violência. Isso, já é o bastante para desenvolver o transtorno.
Portanto, sempre preste atenção aos sinais para evitar comprometimentos negativos maiores.
Quais os sintomas do transtorno de estresse pós traumático?
Ficar abalado com situações extremas é normal do ser humano.
Mas se essa angústia e esse peso continuar na sua vida é porque algo não está certo, portanto, preste atenção nos sintomas para saber identificar e tratar o mais rápido possível.
- lembranças vividas e persistentes: vivenciar a mesma situação involuntariamente em pesadelos, flashbacks ou qualquer imaginação vivida;
- sintomas físicos: reviver o trauma pode provocar reações como suor excessivo, falta de ar, náuseas, tremores e outros.
- comportamento isolado: o indivíduo afeta geralmente evita lugares, pessoas e atos que lembram o incidente, evitando comentar ou conversar sobre o acontecido.
- estado alerta constante: o medo consistente faz com que o indivíduo fique sempre à espreita esperando algo acontecer, podendo se equivocar e até prejudicar alguém.
- estado mental negativo: o indivíduo começa a desconfiar dos amigos, não consegue se aproximar das pessoas, se isola e até perde interesse em atividades que antes gostava.
Quais São os Tratamentos para o Transtorno de Estresse Pós-Traumático?
Quando a pessoa está acometida por esse problema o melhor caminho é ir ao um especialista, preferencialmente um psicoterapeuta, assim ele pode fazer sessões de terapias e usufruir das ferramentas da psicologia para melhorar o seu estado mental.
Entretanto, cada terapia varia de acordo com o trauma e extensão dele, assim cada uma tem seu objeto e suas ferramentas de ajuda.
É possível ainda tomar antidepressivos para o tratamento, os quais ajudam a estabilizar uma mente confusa, com medo, assim diminuindo a intensidade dos sintomas.
Outros remédios também podem ser usados, como os remédios homeopáticos e ansiolíticos. Mas isso depende do que o especialista determinará.
Neste texto expliquei que pode causar o transtorno de estresse pós-traumático, como são os sintomas e como tratar da melhor forma.
Após explicar essas informações fica claro que esse é um problema intenso que deve ter mais atenção da sociedade. E deve ter mais da sua atenção. Portanto, se você apresentar qualquer sintoma procure ajuda e tente se tratar.
Gostou de entender mais sobre o tema? Então não deixe de continuar acompanhando o blog.