A Síndrome de Burnout: Sintomas Semelhantes aos da Depressão

A Síndrome de Burnout: Sintomas Semelhantes aos da Depressão

Tempo de leitura: 5 minutos

Você sofre em ter melhores resultados no trabalho? Você sofre com o excesso de tarefas?  Vive competindo desesperadamente? E isso está afetando sua saúde e seu bem estar? Você se sente presa ao desejo de ser uma Super-Heroína no trabalho?  Esse é um grande problema… A Síndrome de Burnout hoje afeta bastante gente.

Ela também é conhecida por Síndrome do Esgotamento Profissional e nasce de um estresse intenso da pessoa com o seu trabalho.

Esta síndrome surge na pessoa que se dedica demais ao trabalho, desempenha várias atividades dentro da empresa, inclusive desempenha a função do outro colega, fica depois do horário, compete com os colegas o tempo inteiro, não delega funções, reclama do outro colega sem parar, alegando que o colega não fez corretamente o trabalho e essa síndrome surge também por causa de condições de trabalho desgastantes, etc.

A pessoa sente um desejo ardente de competir por melhor posição, ter melhores salários e sente um desejo ardente de oferecer o máximo que ela NÃO tem.  E é um desejo tão ardente, que passa a dominar e a controlar a pessoa.

Eu sei.

O ser humano tem infinitas possibilidades

Mas esse desejo de ser insuperável no trabalho, nem sempre vai  trazer para você  bons resultados esperados. E mesmo quando for capaz de ajudar, muito provável que vá te custar esforço, muito tempo e saúde, que as vezes não vale tanto a pena.

Isso é algo que eu falo muito, nunca AVALIE as oportunidades no vazio.

Ou seja…

Sempre examine bem o que as oportunidades de trabalho ou mesmo uma ideia sua vá gerar para você. Examinando bem qual o tamanho do esforço que vai precisar ter, trabalho e tempo necessário e se isso tudo vai estar dentro dos seus limites, se vai trazer benefícios REAIS, ou apenas irá deixá-la doente, irá te fazer perder sua identidade e te trazer problemas psicológicos.

Você além de poder sentir um forte desgaste emocional, pode sentir também um desgaste físico grande, que com o tempo fará o seu corpo e seu emocional dar pane. E tão logo,  te deixar muito doente.

Hoje, há gurus na internet ensinando um monte de coisas, por exemplo, como ficar milionário, como se comportar em determinados ambientes, como conquistar um amor. Eles ensinam que você deve ter uma alta performance, deve acordar bem de madrugada e trabalhar continuamente sem parar caso você queira ficar milionária.

Muito cuidado. Porque essas regras, esses ensinamentos que dizem que você deve saber TUDO caso queira se dar bem, esses padrões de alta performance ensinados hoje, são a causa desse perigoso aumento do estresse das pessoas. A síndrome de Burnout também tem aumentando por conta disso.

A Depressão:

Na hora que você deprime é porque você não aguentou segurar o peso, não aguentou segurar tantas coisas, tanta gente nas costas..

Então é o momento de você dizer :

“_ isso eu não quero mais.”

“_  isso também eu não quero mais na minha vida.”

A Função da depressão na sua vida é trazer aprendizado e consciência MAIOR (clareza) pra  você ENXERGAR que precisa fazer  uma seleção.

“_ isso eu não quero mais.”

“ _ aquilo não me faz bem.”

E por aí segue…

A depressão te mostra aquilo que você não quer. (clareza mental)

Então você começa a tirar os pesos das costas, vai retirando…. retirando e a depressão começa ir embora!

O nosso espírito é leve porque é ligado a vida.

A Síndrome de Burnout tem sintomas semelhantes aos da depressão, veja:

  1.  falta de ânimo com o trabalho,  faltas no trabalho
  2.  irritabilidade e isolamento
  3.  falta de concentração
  4. falha de memória
  5.  comportamento agressivo com todo mundo ou quase todos
  6.  insônia
  7. dores de cabeça constante
  8. Distanciamento e perda de empatia por outras pessoas
  9.  reações furiosas e descontroladas em uma determinada situação que não goste.
  10. interpretação negativa e distorcida da realidade
  11. muito pessimismo com a vida no geral
  12. baixa autoestima
  13. choro fora do comum
  14. palpitação, pressão alta
  15. ansiedade
  16. crises de asma e distúrbios gastrointestinais, respiratórios e cardiovasculares
  17. perda de prazer em atividades que antes a pessoa gostava

8 Formas Fáceis de Tratar ou de Evitar a Síndrome de Burnout

  1. Falar abertamente com os colegas ou chefes sobre as coisas que te incomodam no ambiente de trabalho.
  2. Identificar rapidamente a necessidade de mudar de setor dentro da empresa ou mudar até mesmo de emprego.
  3. Meditar para relaxar e descobrir suas verdadeiras necessidades profissionais e pessoais. Descobrir quem você é. Meditando você vai conhecer as oscilações sua mente. Você vai perceber partes que não está acostumada a perceber de você. Perceber o seu “eu verdadeiro” que é grande e forte. E assim poderá vencer todos os desafios.
  4. A atividade física regular e os exercícios  de respiração e de relaxamento devem entrar para a rotina
  5. Cuidar da saúde, dormir e alimentar-se bem, beber muita água, e manter uma vida social BEM ativa.
  6. Começar a se relacionar com as pessoas dentro da empresa de maneira muito mais amigável, enxergando que o outro também é um ser humano que possui problemas ou pode estar passando pelo mesmo problema que você.
  7. Buscar ajuda na terapia é outra forma extremamente válida de se livrar da estafa profissional e, até mesmo, evitá-la.
  8. Quando você já apresenta sintomas graves da síndrome de burnout, esta,  pode ser tratada com medicações,  como antidepressivos.

Mislene Pires

Você Gostou? Por Favor Compartilhe!