Tempo de leitura: 3 minutos
O uso da Tortura na Caça às Bruxas era uma prática usada para punir as mulheres que ousavam ser livres e viverem as suas vidas da forma que escolheram. Infelizmente, muitos homens sentiam-se livres para criar diversas formas brutais de violar o corpo das mulheres.
Neste texto mostrarei 8 dessas absurdas formas de violação. Dessa forma, observe o quão cruéis e desumanas eram as formas de silenciar as mulheres que desejavam ser livres naquela época:
1. Esmaga seios
O esmaga seios era usado para punir as mulheres acusadas de bruxaria, adultério ou aborto. Dessa forma, eram pressionadas garras contra os seios das mulheres até que esses fossem arrancados de seus corpos.
2. Nariz cortado
Caso uma mulher demonstrasse interesse em um homem, ela teria seu nariz cortado para que a sua beleza fosse eliminada. Sendo assim, segundo a Lei de Cnut, de 1018, as mulheres casadas que cometessem adultério teriam os seus ouvidos e nariz cortados como forma de punição.
3. Despertador
Conhecido também como “Berço de Judas”, o Despertador foi uma das piores técnicas de tortura da época. Isso porque ele impedia que as mulheres simplesmente relaxassem e agia diretamente no sistema nervoso, o motivo disso era a pressão que ele realizava na vagina da mulher.
4. Freio de Scold
O freio de Scold era amarrado ao rosto da mulher e, toda vez que ela tentava mexer a língua, ela era comprimida. Dessa forma, a tortura era usada como punição as mulheres acusadas de fofocar ou simplesmente falar demais.
5. Violão de Shrew
O uso da Tortura na Caça às Bruxas era também utilizado para punir as mulheres que brigavam entre si ou eram conhecidas como briguentas. Sendo assim, para o realizar, era sempre colocado um pedaço de madeira com dois buracos em cada ponta, uma mulher era presa em cada uma e as duas eram obrigadas a permanecer trancadas.
6. Banquinho de merda
As mulheres acusadas de má conduta sexual eram colocadas em um banco de madeira, forçadas a se sentar do lado de fora da casa ou ainda desfilar pela cidade.
7. Banquinho de abaixar
Nesta tortura a mulher era obrigada a sentar-se em um banco que logo depois era elevado do chão sobre um rio ou lagoa, posteriormente a mulher era mergulhada diversas vezes com o objetivo de “esfriar seu calor exagerado”. Dessa forma, Em alguns casos as mulheres morriam durante a tortura após serem mergulhadas diversas vezes na água.
8. Música bruta
A mulher era obrigada aqui a caminhar descalçada e má vestida pela cidade enquanto a multidão batia panelas e acompanhava a procissão de humilhação.
Em muitos casos não eram somente as autoridades que chamavam as mulheres para a punição, os habitantes da cidade que julgavam que uma mulher teve má conduta sexual podiam a arrastar de suas casas em qualquer horário.
Ao longo deste texto mostrei que o uso da Tortura na Caça às Bruxas era uma prática utilizada por homens que se sentiam donos dos corpos femininos. Mostrei que as mulheres assassinadas neste período nada mais eram que pessoas que desejavam viver livres e sem serem subjugadas aos outros.
Agora que você já conhece quais os métodos brutais de tortura usados naquela época, que tal entender mais sobre a história da bruxaria? Dessa forma, veja o meu texto “A Caça às Bruxas e a Santa Inquisição/ O que você Ainda Não Sabe”.