Tempo de leitura: 4 minutos
Quem nunca escutou que as pessoas que passam muito tempo sozinhas são tristes? Apesar desse senso comum, é preciso entender que a solidão nem sempre é o sinônimo de tristeza, um defeito ou falta de opções.
Sendo assim, mostrarei neste texto um guia para que você entenda a solidão. Para que você possa a aproveitar de forma que somente cresça em meio aos momentos de solidão. Veja mais sobre este tema a seguir.

A solidão é realmente ruim?
Como disse na introdução, não é incomum nos deparamos com a ideia de que a solidão é negativa. Para explicitar essa noção corrente em sociedade, quem nunca escutou que uma pessoa não pode ficar solteira, e se estiver é porque não o deseja e está triste com isso? Quem nunca escutou que uma pessoa que vive sem outras pessoas em sua casa precisa sair e ficar próxima de outras o tempo todo?
Isso porque sempre nos fizeram acreditar que a solidão é ruim. Entretanto é preciso entender que nem sempre a solidão é ruim. O motivo disso é que, ao entrar em contato com a solidão, você somente terá você mesma para escutar, desse modo, você conseguirá se entender profundamente.
Como entendemos a nós mesmas
Para tornar ainda mais clara a ideia, farei agora uma analogia: imagine que você está em um show com uma amiga muito querida. Vocês tem poucas oportunidades para conversarem e ela é uma pessoa sábia, logo você gosta de aproveitar todas as oportunidades possíveis para ouvir o que ela tem a dizer.
Durante esse show você quer conversar com a sua amiga. Você quer escutar o que ela tem a dizer. Porém, o som está muito alto, vocês não conseguem se escutar, não há espaço para se sentar confortavelmente, há muitas pessoas ao seu redor. Ao final vocês se despedem, você se frusta e percebe que o tempo com sua amiga não foi nada aproveitado.
Não ter nenhum momento de solidão é exatamente assim. Isso porque, quando você está sozinha, deve se tratar como essa amiga que tanto admira. Deve entender quais são as suas ideias, suas qualidades. Dificilmente você conseguirá realizar essa tarefa com outros ao seu redor, haverá muito barulho, o local estará desconfortável e você não escutará você mesma.
Como tornar nossos momentos a sós proveitosos?
Por isso, para tornar a sua solidão proveitosa, uma dica essencial é sempre entender que você tem muito a dizer para você mesma. Que, assim como uma amiga muito querida, gostará de escutar o que tem a dizer, gostará de passar tempo em sua própria companhia.
Para isso, deve silenciar a ideia da sociedade de que pessoas que aproveitam sua solidão são solitárias, estão tristes e querem desesperadamente companhia. Isso não é verdade, a solidão serve para que você escute alguém que realmente importa, você mesma.
Entretanto, nunca estamos separados. Existe a Unidade no universo.
Mas os homens se sentem isolados de tudo, dos outros, dos animais, da natureza. E isso é uma causa de um grande sofrimento.
O livro “A voz do silêncio” fala da heresia da separatividade: acreditar-se separado dos demais e de todas as coisas.
Então, a heresia da separatividade é um outro nome para o egoísmo. Quando nós nos sentimos separados dos outros. Daí vem todos os males, todos os problemas do mundo: as guerras, os conflitos, corrupção, violência, desonestidade etc. Daí vem o estresse, a opressão e todo o sofrimento do ser humano.
Do mesmo modo, é quando você acredita que a perda do outro pode gerar ganhos para você. E você acredita que o sofrimento do outro ser humano ou o sofrimento de um animal pode te provocar alegria e ganhos.
O prejuízo do outro pode te dar lucros.
Os homens têm um ponto cego que não lhes permite ver os laços entre eles. Se os homens fossem livres, se acabassem com esse ponto cego, não teriam nada que contaminasse suas visões sobre a verdade: nenhum tipo de mentira, maldades, crueldades, egoísmo. Então o mundo seria bem melhor, nunca teríamos mortes de nenhuma criatura, de nenhum animal, de nenhum ser humano. Seríamos mais felizes e em paz!
Assim, é como se você passasse um dedo na areia e fizesse um sulco. E novamente passasse o dedo e fizesse outro sulco. Você tem a impressão de que ali existem 2 sulcos. Mas na verdade tanto o primeiro quanto o segundo e quanto o intervalo entre eles é apenas areia momentaneamente diferenciada.
Ao longo deste texto mostrei que a solidão é uma importante ferramenta para que você possa se conhecer. Primeiramente, disse que a solidão não é ruim, uma vez que é impossível encararmos quem realmente somos rodeados de pessoas, precisamos nos escutar e encarar a nós mesmas para tornar a solidão proveitosa.
Gostou de entender mais sobre o tema? Então não deixe de continuar acompanhando o site!